PUBLICIDADE

América Latina

Mockus lidera pesquisa de intenções de voto na Colômbia

7 mai 2010 - 10h03
(atualizado às 13h07)
Compartilhar

O ex-prefeito de Bogotá e candidato do Partido Verde à presidência da Colômbia, Antanas Mockus, manteve nesta quinta-feira o primeiro lugar em pesquisa de intenções de voto para as eleições presidenciais de 30 de maio, à frente do ex-ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, do Partido da U (Partido Social da Unidade Nacional).

Mockus aparece com 38% das intenções de voto em pesquisa
Mockus aparece com 38% das intenções de voto em pesquisa
Foto: Reuters

Em uma pesquisa realizada pelo Centro Nacional de Consultoria (CNC), Mockus aparece com 38% das intenções de voto, enquanto Santos conquistou 34%.

A pesquisa estabeleceu que no segundo turno, Mockus ganharia a Presidência com 50% das intenções de voto, à frente dos 43% do ex-ministro da Defesa. No terceiro lugar ficou a candidata do Partido Conservador, Noemí Sanín, com 11%.

Comparada à pesquisa da semana passada, realizada pela mesma empresa, Mockus caiu um ponto, enquanto Santos manteve-se estável.

A pesquisa entrevistou mil pessoas em 38 cidades da Colômbia com margem de erro de 3%.

Mockus, conhecido na Colômbia por ter sido prefeito de Bogotá duas vezes e por excentricidades como mostrar o traseiro a um grupo de estudantes quando era reitor da Universidade nacional e por casar-se em um circo, ganhou espaço entre os eleitores por representar uma mudança e um voto que protesto contra a política tradicional, segundo analistas.

O cansaço dos eleitores com denúncias de corrupção e interceptações telefônicas ilegais do governo do presidente Álvaro Uribe, somando aos vínculos dos congressistas com paramilitares de ultra-direita, alimentam o apoio ao candidato independente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade