PUBLICIDADE

América Latina

Ministro e genro de Chávez retorna à Venezuela

21 jan 2013 - 19h04
(atualizado às 19h47)
Compartilhar

O ministro da Ciência e Tecnologia e genro de Hugo Chávez, Jorge Arreaza, único membro do governo a permanecer ao lado do presidente em Havana desde a sua última operação contra um câncer em 11 de dezembro e que frequentemente informou sobre a saúde do chefe de Estado, retornou à Venezuela, onde participou de um ato oficial na segunda-feira.

Entenda o impasse na Venezuela

O que aconteceu desde a última partida de Chávez a Cuba?

Adiamento de posse preenche vácuo constitucional venezuelano

Arreaza, casado com Rosa Virgínia Chávez - filha mais velha do presidente -, foi o encarregado em várias ocasiões durante estas semanas de informar o estado de saúde do mandatário, após a quarta cirurgia contra o câncer, detectado em junho de 2011, em programas de TV ou em mensagens do Twitter.

Esta primeira aparição pública de Arreaza na Venezuela desde a operação de Chávez em Havana ocorre depois de, no domingo, o vice Nicolás Maduro dizer que o presidente, de 58 anos e reeleito em 7 de outubro passado, "está saindo do pós-operatório e vai entrar em uma nova fase do tratamento", prevendo seu retorno a Caracas para breve.

Fontes do governo não confirmaram quando retornou o ministro, que participou na tarde desta segunda-feira de um ato de entrega de recursos na área tecnológica no estado de Barinas (oeste), de onde é originário o presidente.

Desde que deixou Havana, em 10 de dezembro, Chávez - quase onipresente na mídia em seus 14 anos de governo - não aparece em público, nem em fotos. O governo tem informado sobre sua situação por meio de breves comunicados, mas sem apresentam um único boletim médico.

Enquanto isso, na segunda-feira, o novo chanceler venezuelano, Elías Jaua, chegou a Cuba e agradeceu o "imenso cuidado" que este país deu a Chávez, em uma reunião em Havana com o colega cubano, Bruno Rodríguez. Vários membros do governo têm visitado brevemente o presidente em Havana, desde que foi operado.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade