PUBLICIDADE

América Latina

Ministro: Chávez sofre de "severa infecção pulmonar" após cirurgia

4 jan 2013 - 00h25
(atualizado às 11h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sofre insuficiência respiratória como consequência de uma "severa infecção pulmonar" após a operação à qual foi submetido em Havana. "Após a delicada cirurgia de 11 de dezembro, o comandante Chávez enfrentou complicações como consequência de uma severa infecção pulmonar", indicou o ministro de Comunicação venezuelano, Ernesto Villegas, em cadeia de rádio e televisão.

Imagem cedida pelo governo mostra o ministro de Comunicações, Ernesto Villegas, lendo um comunicado oficial
Imagem cedida pelo governo mostra o ministro de Comunicações, Ernesto Villegas, lendo um comunicado oficial
Foto: EFE

"Esta infecção derivou em uma insuficiência respiratória que requer do comandante Chávez um estrito cumprimento do tratamento médico", acrescentou. Villegas reiterou a confiança do governo na equipe médica que atende Chávez, "que deu acompanhamento permanente à evolução clínica do paciente e agiu com a mais absoluta rigorosidade perante cada uma das dificuldades apresentadas", disse.

Além disso, denunciou a "guerra psicológica que a mídia transnacional suscitou ao redor da saúde do chefe do Estado com o fim de desestabilizar" a Venezuela e desconhecer a vontade popular expressada nas eleições de 7 de outubro, vencidas por Chávez.

Nesta quinta-feira, o vice-presidente Nicolás Maduro afirmou que Chávez "está consciente de todas as circunstâncias complexas que está vivendo", mas assegurou que o presidente estará outra vez no país "mais cedo do que tarde".

Antes da declaração de Maduro, o jornal espanhol ABC afirmou que o líder bolivariano está em coma induzido em Havana. De acordo com a publicação, os médicos já teriam considerado desligar os aparelhos, o que poderia levar o paciente à morte. As autoridades venzuelanas negam a informação.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade