PUBLICIDADE

América Latina

Milhares de colombianos protestam contra governo de Juan Manuel Santos

2 abr 2016 - 18h27
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de pessoas se manifestaram neste sábado na capital do país, Bogotá, em um protesto convocado pela sociedade civil e apoiado pelo partido Centro Democrático, fundado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, no qual criticaram o governo de Juan Manuel Santos, especialmente pelas negociações de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Com o slogan "Não", o público aderiu ao chamado feito por Uribe e, mesmo debaixo de chuva, realizou a manifestação para pedir a Santos que mude o rumo do país. Além disso, os cidadãos criticaram o aumento dos impostos, a venda da hidrelétrica Isagén e a "corrupção" no Executivo.

"Vim protestar contra o governo de Santos, pelo inconformismo que todos os colombianos temos com ele", afirmou à Agência Efe Mauricio Melo.

Em sua opinião, a única solução para a Colômbia é que o governo mude "sua forma de agir", especialmente no tocante ao "mau processo de paz" que desenvolve, há mais de três anos, com as Farc.

Aidee Jiménez, que veio da região rural de Nariño, fronteira com o Equador, foi mais crítica. Para ela, que afirmou que as guerrilhas mataram seu filho, o processo de paz com as Farc e o que foi anunciado na semana passada com o Exército de Libertação Nacional (ELN) "é uma farsa".

"Nunca vai existir paz. Isso vai trazer mais violência. A paz é com justiça, igualdade e sem impunidade", acrescentou.

A marcha transcorreu praticamente sem incidentes, mas um pouco antes de chegar à Praça de Bolívar, no centro da cidade, houve um pequeno enfrentamento entre partidários e críticos de Uribe. No entanto, a briga não cresceu e os manifestantes chegaram à Praça de Bolívar para concluir a passeata a poucos metros da Casa de Nariño, sede do Executivo.

Uribe, que participou da marcha realizada em Medellín, tentou ir à de Bogotá, mas não conseguiu aterrissar na capital colombiana por conta do mau tempo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade