PUBLICIDADE

América Latina

México recebe papa com mariachis e balé folclórico no fim de março

17 mar 2012 - 21h04
(atualizado às 21h16)
Compartilhar

Um grupo de mariachis e um balé folclórico receberão o sumo pontífice Bento XVI no dia 23 de março em sua chegada ao México, segundo o programa oficial da visita ao estado mexicano de Guanajuato publicado neste sábado.

Segundo o programa, que apareceu nos principais jornais de León, a recepção oficial ao Papa será feita às 16h30 no horário local (19h30 em Brasília) da sexta-feira 23 no Aeroporto Internacional de Guanajuato, no município de Silao.

Na recepção estão previstas saudações, honras militares, hinos, uma intervenção do presidente mexicano, Felipe Calderón, uma mensagem do Papa, além da apresentação do Balé Folclórico da Universidade de Guanajuato e de um grupo de mariachis.

O dia será concluído com um percurso no papamóvel do aeroporto até o Colégio Miraflores, onde o Papa dormirá durante as três noites da visita.

No sábado, 24, às 17h30 no horário local (20h30 em Brasília), Bento XVI receberá as chaves da cidade de Guanajuato com a participação do governador do estado, Juan Manuel Oliva, e do prefeito, Edgar Castro.

A Prefeitura de Guanajuato divulgou neste sábado em comunicado a chave oficial que será entregue ao Papa, uma obra desenhada pelo artista Jesus Hernández e que é feita em níquel com figuras douradas incrustadas.

No cabo está talhada uma Virgem de Guadalupe e a palavra "México", enquanto do outro lado há o desenho de uma águia. Após receber a chave, Bento XVI fará um percurso no papamóvel até a Casa do Conde Rul.

Na tarde haverá um encontro oficial entre o Papa e o presidente Calderón e minutos depois Bento XVI dirigirá uma mensagem às crianças congregadas na Praça da Paz.

Nesta atividade o papa será acompanhado pelo presidente Calderón, o governador Oliva, o arcebispo de León, José Guadalupe Martín Rábago, e o núncio apostólico Christophe Pierre.

De acordo com esta agenda, na noite ele será transferido em veículo fechado a Léon, onde será recebido na Puerta del Milenio, monumento que marca o começo da cidade.

Neste ponto serão entregues as chaves da cidade por parte das autoridades do estado e da Prefeitura, e depois haverá um percurso em papamóvel até o Colégio Miraflores.

Durante a manhã do domingo, 25, Bento XVI será levado ao Parque Guanajuato Bicentenario em Silao, onde também serão entregues as chaves da cidade e ele oferecerá uma missa.

O Papa Bento XVI permanecerá no México desde o dia 23 até 26 de março, quando viajará até Santiago de Cuba.

EFE   
Compartilhar
Publicidade