PUBLICIDADE

América Latina

México: mais de 90 mil protestam contra candidato a presidente

10 jun 2012 - 20h59
(atualizado às 21h56)
Compartilhar

Mais de 90 mil pessoas que apoiam o movimento estudantil #Yosoy132 protestaram no domingo na Cidade do México contra Enrique Peña Nieto, candidato presidencial do Partido Revolucionário Institucional (PRI), antes de que se inicie um debate com outros concorrentes.

Manifestantes organizaram passeata antes de debate presidencial
Manifestantes organizaram passeata antes de debate presidencial
Foto: EFE

Jovens de várias universidades do país, públicas e privadas, assim como organizações da sociedade civil, tomaram a avenida Reforma, a principal da Cidade do México, vindos do Zócalo - coração da capital - apenas horas antes de iniciado o debate dos quatro candidatos presidenciais.

Segundo cifras da secretaria de Segurança Pública da capital, a marcha transcorreu de forma pacífica e concentrou 90 mil manifestantes. "Aqui se vê que Peña não vai ser (presidente)", gritavam os manifestantes, ao se concentrarem gradativamente no monumento do Anjo da Independência.

O movimento #Yosoy132 surgiu em 11 de maio, na Universidade Ibero-americana (privada), uma das mais exclusivas do México, onde Peña Nieto foi vaiado pelos estudantes e teve que sair em meio a gritos.

Peña Nieto chega ao debate presidencial com uma preferência de voto de 43,6%, segundo a última pesquisa da empresa Mitofsky. É seguido por Andrés Manuel López Obrador, que reúne os partidos de esquerda no Movimento Progressista, com 29,2%; Josefina Vázquez Mota, do oficial Partido Ação Nacional (PAN), com 25,3%; e Gabriel Quadri, da Nova Aliança, com 1,9%.

O protesto, que faz parte de uma crescente onda de descontentamento social no país frente às eleições presidenciais de 1º de julho, mostrou sua clara desaprovação ao PRI, que governou por 71 anos. Os estudantes convocaram também um reencontro no Zócalo para assistirem ao debate às 20h locais (22h de Brasília).

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade