PUBLICIDADE

América Latina

México: explosão em prédio da petroleira Pemex mata 25 e fere 101

31 jan 2013 - 21h11
(atualizado em 1/2/2013 às 03h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma forte explosão deixou pelo menos 25 pessoas mortas e 101 feridos em um prédio da Pemex, a empresa estatal Petróleos Mexicanos, na capital do país nesta quinta-feira. O número de vítimas foi confirmado pelo secretário de Governo Miguel Osorio.

Segundos as primeiras informações, a explosão foi causada por um problema na rede elétrica
Segundos as primeiras informações, a explosão foi causada por um problema na rede elétrica
Foto: Reuters

Segundo ele, dos feridos, 46 continuam em estado de observação, enquanto os outros já receberam alta e foram liberados. Entre os 25 mortos há até o momento 17 mulheres e oito homens, acrescentou Osorio.

Os bombeiros usam cães farejadores na busca por outras pessoas que estariam soterradas nos escombros. Cerca de 40 ambulâncias estão no local. "Sentimos, primeiro, uma explosão forte e, depois, todo o edifício tremeu. Ninguém sabia o que estava acontecendo, foi um horror", disse o funcionário da Pemex Mario Valencia à televisão local C3N. "Parecia que uma bomba havia explodido", afirmou. 

De acordo com a CNN Chile, a explosão ocorreu no primeiro andar do prédio B2, anexo à torre principal. O edifício, que já foi considerado o mais alto do México, tem 214 metros de altura e 54 andares. Pelo menos 3 mil pessoas estavam no prédio no momento da explosão. 

O incidente ocorreu por volta das 15h, pelo horário local (19h no Brasil). Através de sua conta no Twitter, a Pemex confirmou que todas as pessoas deixariam o prédio como "medida preventiva por uma falha em uma fonte de alimentação de energia elétrica". 

"Tinha acabado de sair do edifício, ia à farmácia quando os vidros estilhaçaram, foi um som abafado. O chão tremeu, como se fosse um terremoto. Voltei e vi toda a parte de baixo do edifício destruída, já não consegui entrar", disse à AFP Astrid Garcia Treviño, que trabalha no complexo.

"Foi dramático, o prédio balançou e, de repente, estávamos entre os escombros. Não conseguíamos nem ver as pessoas que estavam ao nosso lado", disse a jornalistas Cristian Obele, um funcionário da Pemex, que disse que estava no edifício B2 da torre quando ocorreu a explosão.

O presidente mexicano Enrique Peña Nieto está no local para acompanhar os trabalhos de resgate. De lá, ele escreveu em sua conta no Twitter que "agentes de regate e segurança da Pemex trabalham junto com as autoridades do Distrito Federal para ajudar os feridos". Ele também afirmou que ordenou "aplicar os protocolos de resgate e investigação do ocorrido".

Ontem, Peña Nieto respondeu boatos de que teria planos de privatizar a empresa estatal. "Pemex é e seguirá sendo de todos os mexicanos", escreveu o presidente no seu Twitter. As instalações da Pemex, a maior empresa mexicana e uma das dez maiores companhias de petróleo do mundo, registraram acidentes mortais nos últimos anos.

Em setembro passado um incêndio em uma reserva de gás perto de Reynosa (Tamaulipas, nordeste do México) provocou a morte de pelo menos 30 pessoas e deixou 25 feridos, no mais grave acidente ocorrido nas instalações da petroleira. Em dezembro de 2010, 29 pessoas morreram no incêndio de um oleoduto no centro do país.

Em outubro de 2007, mais de 20 trabalhadores morreram depois de terem se jogado na água por causa de um vazamento fora descontrolado de óleo em uma plataforma marítima da Pemex na chamada sonda de Campeche, no Golfo do México.

Com informações da AFP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade