PUBLICIDADE

América Latina

México exige investigação a fundo de ataque a turistas no Egito

14 set 2015 - 00h11
Compartilhar
Exibir comentários

A chanceler do México, Claudia Ruiz Massieu, exigiu do embaixador do Egito no país uma investigação a fundo e explicação do incidente em que um grupo de turistas, entre os quais há um número indeterminado de mexicanos, foi atacado no país árabe, informou neste domingo a Chancelaria mexicana.

A Secretaria de Relações Exteriores (SRE) informou em comunicado que "até o momento, infelizmente foi confirmada a morte de dois cidadãos mexicanos produto deste incidente".

A Chancelaria está em processo de identificar e confirmar os nomes dos mortos, disse.

"A Secretaria de Relações Exteriores informa, em relação com o grave incidente ocorrido no Egito, em circunstâncias ainda não esclarecidas, que um grupo de turistas entre os quais há um número indeterminado de nacionais mexicanos foi atacado no deserto a sudoeste desse país", informou o boletim.

Acrescentou que o embaixador do México no Egito, Jorge Álvarez Fuentes, e pessoal consular da embaixada estão no Hospital Dar-el-Fouad, em um subúrbio a oeste do Cairo, atendendo aos mexicanos.

Fuentes se encontrou pessoalmente com cinco dos mexicanos internados no hospital que estão em estado de saúde estável.

De acordo com o comunicado, a chanceler mexicana está em contato com o embaixador e ordenou enviar imediatamente para o Egito a diretora de Proteção dos Mexicanos em Exterior da SRE, Reyna Torres, assim como pessoal de embaixadas próximas para apoiar a tarefa de atendimento aos cidadãos e suas famílias.

"Igualmente, a chanceler Claudia Ruiz Massieu esteve em comunicação com o embaixador do Egito no México e lhe exigiu uma investigação a fundo e explicação dos fatos, assim como o apoio das autoridades egípcias aos nacionais mexicanos que estão sendo transportados ao Cairo", acrescentou.

O texto assinala que a embaixada do México no Egito e a SRE permanecem em alerta para conhecer a situação dos mexicanos afetados, enquanto pessoal de proteção da Chancelaria já entrou em contato com as famílias para informá-las sobre a situação.

"A SRE reitera seu compromisso de realizar todos os esforços necessários para atender os mexicanos afetados neste lamentável fato. A Chancelaria manterá informados os familiares e a opinião pública em geral", especificou.

O Ministério do Interior do Egito informou que as forças de segurança desse país mataram "por erro" pelo menos 12 turistas de nacionalidade mexicana e egípcia, e feriram outros dez, ao confundir os veículos nos quais viajavam com os de terroristas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade