PUBLICIDADE

América Latina

México captura chefe de cartel mais procurado do país

Gómez foi preso em uma casa sem que nenhum tiro tenha sido disparado, afirmou a mídia local

27 fev 2015 - 11h32
(atualizado às 14h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Policial mexicano em um jipe em Morelia, no Estado mexicano de Michoacán. 28/10/2013
Policial mexicano em um jipe em Morelia, no Estado mexicano de Michoacán. 28/10/2013
Foto: Alan Ortega / Reuters

O México capturou o chefe de cartel mais procurado do país ainda à solta, Servando “La Tuta” Gómez, informou a polícia nesta sexta-feira, notícia bem-vinda para o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, que tem passado apertos com a violência brutal do narcotráfico.

Gómez, de 49 anos, era o alvo principal da ofensiva de Peña Nieto para retomar o controle de Michoacán, Estado assolado por combates entre os Cavaleiros Templários, o cartel de Gómez, e justiceiros fortemente armados que tentam expulsá-los.

A prisão ocorre um ano após a captura do mais notório líder de cartel do México, Joaquín "Shorty" Guzmán, chefe do cartel de Sinaloa, uma das mais poderosas gangues de tráfico de drogas do mundo.

O feito também coincide com o momento no qual Peña Nieto procura conter a revolta com a violência, a impunidade e a corrupção no país na esteira do sequestro e aparente massacre de 43 estudantes cometidos por policiais corruptos mancomunados com membros de gangues.

Um porta-voz da polícia disse que a polícia federal capturou Gómez em Morelia, capital de Michoacán, depois de meses de trabalho de inteligência. “Ele será levado à Cidade do México nas próximas horas para fazer uma declaração.

Gómez foi preso em uma casa sem que nenhum tiro tenha sido disparado, afirmou a mídia local.

Na semana passada, a polícia confiscou várias propriedades na área e prendeu várias pessoas ligadas a La Tuta. A imprensa local relatou que a operação anterior levou à prisão do chefão.

A corporação ainda prendeu uma série de pessoas com ele.

Desde que o governo mexicano iniciou uma operação militar para conter os cartéis em 2007, mais de cem mil pessoas foram mortas em episódios de violência relacionados com o narcotráfico.

Nenhum chefe de cartel flertou mais com a fama do que Gómez. Fosse maldizendo a corrupção política no YouTube ou dando entrevistas à mídia em esconderijos, Gómez lançou a isca para o governo incansavelmente, acusando-o de estar ligado a cartéis rivais e defendendo seus Cavaleiros Templários como um “mal necessário”.

Gómez é procurado pelos Estados Unidos por tráfico de metanfetamina e cocaína, e o Departamento de Justiça dos EUA afirma que ele está implicado no assassinato de 12 policiais federais mexicanos em 2009.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade