PUBLICIDADE

América Latina

México apresenta chefão do tráfico que matou dezenas

13 set 2010 - 07h54
(atualizado às 11h16)
Compartilhar

Um dos traficantes de drogas mais procurados do México, Sérgio Villarreal, apelidado de "El Grande", foi apresentado pela polícia nesta segunda-feira, na Escola da Marinha, na Cidade do México. Villarreal havia sido capturado no domingo, em Puebla, no centro do país, depois de protagonizar por meses disputas pelo controle do cartel dos Beltrán Leyva, segundo a Secretaria da Marinha.

Policiais escoltam o traficante Sergio Villarreal "El Grande", na Cidade do México
Policiais escoltam o traficante Sergio Villarreal "El Grande", na Cidade do México
Foto: Reuters

"Sergio Villarreal 'El Grande' foi preso com mais duas pessoas. Foram detidos na cidade de Puebla em uma operação sem violência", afirmou uma fonte à AFP que pediu para não ser identificada.

De acordo com as autoridades, Villarreal e Héctor Beltrán Leyva promoveram desde dezembro um confronto que provocou dezenas de assassinatos contra o grupo Edgar Valdez "La Barbie", detido em 30 de agosto, pelo controle do cartel dos irmãos Beltrán Leyva. O confronto pela liderança ocorreu depois da morte do líder da organização, Arturo Beltrán Leyva, apelidado de "chefe dos chefes", em uma operação militar em dezembro.

Dezenas de cadáveres, muitos decapitados, apareceram em cidades como Acapulco (sul) ou Cuernavaca (centro), supostamente vítimas de "La Barbie" contra Villarreal e Héctor Beltrán Leyva, que agora assumiria o controle absoluto do cartel, já considerado um dos menos poderosos dos sete do México.

Desde a prisão de "La Barbie", nascido nos Estados Unidos, também caiu seu colaborador Mauro González "El Coyote" e foram encontrados 13 cadáveres de supostos rivais em valas clandestinas. Villarreal faz parte de um grupo de cerca de 20 chefes do narcotráfico pelos quais o governo oferece uma recompensa de US$ 2,2 milhões. O governo, que tem 50 mil militares nas ruas contra o narcotráfico, afirma que mais de 28 mil pessoas morreram nos confrontos internos dos cartéis e por confrontos com as forças de segurança desde dezembro de 2006.

A captura de Villarreal é a quinta grande conquista do governo mexicano no decorrer do ano na luta contra os cartéis. As outras foram as detenções de "La Barbie", José Antonio Medina "Don Pepe", apontado como o maior traficante mexicano de heroína para os Estados Unidos, e Teodoro García Simentel "El Teo", líder de uma organização do tráfico na fronteira norte, além da morte em uma operação de Ignacio "Nacho" Coronel, considerado o número três do poderoso cartel de Sinaloa.

Villarreal operava principalmente na capital mexicana e nos estados de Puebla, México (centro), Morelos (centro), Guerrero (sul), Nuevo Léon (norte), Sinaloa (noroeste) e Quintana Roo (sudeste). Héctor Beltrán Leyva é o único dos quatro chefões do cartel que continua em liberdade. A justiça mexicana oferece uma recompensa de 30 milhões de pesos (US$ 2,2 milhões).

Com informações das agências AFP e Reuters.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade