PUBLICIDADE

América Latina

Mexicanos recorrem ao Facebook em busca de desaparecidos

Mexicanos estabelecem grupos no Facebook para buscar por familiares desaparecidos

8 abr 2015 - 16h11
(atualizado às 20h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Neida Lemus conseguiu a atenção das autoridades cinco meses após o desaparecimento da filha, ao abrir página no Facebook
Neida Lemus conseguiu a atenção das autoridades cinco meses após o desaparecimento da filha, ao abrir página no Facebook
Foto: BBC News Brasil

Mexicanos com familiares desaparecidos há anos criaram grupos no Facebook para tentar conseguir ajuda, por não acreditar que autoridades conseguirão encontrá-los.

Mais de 25 mil pessoas desapareceram no país, a maioria delas vítima da violência gerada pelos cartéis de tráfico de drogas.

Siga Terra Notícias no Twitter

Casos recentes, como o dos 43 estudantes desaparecidos há seis meses, chamaram a atenção da imprensa internacional e levaram muitos mexicanos à ação.

Com a falta de providências das autoridades, milhares de pessoas comuns agora organizam buscas através das redes sociais.

Uma delas foi acompanhada pelo repórter da BBC Mukul Devichand. Ele se juntou a um grupo que procurava valas comuns onde os cartéis poderiam ter sepultado seus familiares.

O grupo, chamado no Facebook de "Procurarei por Você até Encontrá-lo", é apenas um dos muitos espaços nas redes sociais destinados a reunir familiares de desaparecidos.

Eles se também mantêm contato uns com os outros, com o objetivo de oferecer apoio e pressionar as autoridades.

Sequestrado

Mario Vergara lidera o grupo "Procurarei por Você até Encontrá-lo", que busca pessoas desaparecidas em Iguala, no Estado de Guerrero, sul do México.

"Muitas pessoas nos contaram, pelo Facebook, que tinham um familiar desaparecido. Diziam: 'tenho um familiar sequestrado, levaram minha filha'", afirmou.

O irmão de Mario, Tomas Vergara, está desaparecido desde 2012
O irmão de Mario, Tomas Vergara, está desaparecido desde 2012
Foto: BBC News Brasil

Mostrando a foto de seu irmão, Tomas Vergara, sequestrado há três anos, Vergara conta como foi o dia em que ele desapareceu.

"Não o vimos durante toda a tarde, ele não foi até o meu trabalho, perguntamos aos amigos dele, mas ninguém sabia de nada."

"Desde que ele foi sequestrado, todos os dias pensamos em meu irmão", diz.

Vergara criou o grupo depois de um caso ocorrido na mesma cidade em 2014: 43 estudantes desaparecidos em setembro foram mortos por uma gangue de traficantes, mas a confirmação do massacre só aconteceu em novembro.

Após filho desaparecer, mãe ameaça diretora de escola :

O procurador-geral do México, Jesus Murillo, deu detalhes estarrecedores: os bandidos admitiram a participação de policiais aliciados pelo tráfico na operação. Os estudantes teriam sido entregues à gangue pela própria polícia, depois de serem presos em 26 de setembro durante um protesto em Iguala.

No protesto, duramente reprimido pela polícia, morreram seis estudantes.

Pelo menos 15 dos desaparecidos já estariam mortos por asfixiamento quando foram entregues pela polícia aos traficantes – que fuzilaram os outros estudantes antes de queimar seus corpos.

Milhares de mexicanos protestaram nas ruas e nas redes sociais contra o massacre.

Ao criar o grupo no Facebook, Mario Vergara queria lembrar que outros milhares também estão desaparecidos e seus casos, frequentemente, não são investigados.

Estratégia

Os grupos que se organizam para procurar valas comuns têm um método organizado e já conseguiram encontrar 67 corpos.

Primeiro, eles procuram áreas onde a terra está mais fofa, sinal de que pode ter sido remexida.

Com a ajuda de um martelo, eles enterram uma barra de ferro no local e, em seguida, a desenterram e cheiram a ponta.

Se houver restos humanos, haverá um cheiro característico que pode ser facilmente identificado.

Algumas vezes, no entanto, as autoridades de segurança locais os deixam ir sozinhos a territórios controlados pelos mesmos cartéis que podem ter matado seus parentes.

Além de Iguala

A página de Mario Vergara faz parte de uma rede maior, que vai muito além de Iguala. Uma de suas conexões chega até Ecatepec, nos arredores da capital mexicana.

Homens, mulheres e crianças têm desaparecido em números cada vez maiores das ruas de Ecatepec. Uma das desaparecidas foi Syama Paz Lemus, que tinha 16 anos quando foi sequestrada, há cinco meses.

Mexicanos estabelecem grupos no Facebook para buscar por familiares desaparecidos
Mexicanos estabelecem grupos no Facebook para buscar por familiares desaparecidos
Foto: BBC News Brasil

Ela estava em casa quando foi levada, após receber ameaças online. "Todas as contas delas, telefone, Facebook, tudo foi apagado no mesmo dia", contou a mãe de Syama, Neida Lemus.

"É o pior pesadelo para uma mãe: não saber e temer que eles a estejam obrigando a fazer coisas."

Segundo Lemus, a polícia não fez nada durante cinco meses. Eles só entraram em contato com testemunhas depois que ela mesma abriu uma página no Facebook que começou a ficar famosa.

"Cada pessoa tem pelo menos 100 contatos e estes, outros 100. O Facebook é essencial para nós porque são mais olhos para localizar nossos filhos", afirma.

Uma autoridade federal disse à reportagem da BBC que, com frequência, governos locais corruptos, trabalhando com os cartéis de tráfico de drogas, são responsáveis por sequestrar as pessoas.

"Acreditamos que cerca de 10% dos desaparecidos tenham sumido com participação ou conhecimento do governo", afirma Julio Hernandez, chefe da Comissão de Vítimas criada recentemente pelo governo.

As mensagens de solidariedade compartilhadas online não substituem um familiar desaparecido, mas, para estas famílias, podem trazer algo que o governo do México não fornece: a crença de que alguém se importa com os desaparecidos.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade