PUBLICIDADE

América Latina

Mercosul confirma volta do Paraguai a partir de 15 de agosto

País foi suspenso depois da cassação por parte do Parlamento paraguaio do então presidente Fernando Lugo

12 jul 2013 - 16h31
(atualizado às 16h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Da esquerda para a direita: Evo Morales, Cristina Kirchner, Pepe Mujica, Dilma Rousseff e Nicolás Maduro
Da esquerda para a direita: Evo Morales, Cristina Kirchner, Pepe Mujica, Dilma Rousseff e Nicolás Maduro
Foto: EFE

Os países do Mercosul decidiram nesta sexta-feira em sua cúpula semestral no Uruguai revogar a partir do dia 15 de agosto a suspensão do Paraguai, uma vez que Horacio Cartes assuma a presidência do país.

Após "avaliar positivamente" a realização das eleições gerais no Paraguai no último dia 21 de abril, os presidentes de Brasil, Dilma Rousseff; Argentina, Cristina Kirchner; Uruguai, José Mujica; e Venezuela, Nicolás Maduro, decidiram "cessar" a suspensão imposta no dia 29 de junho de 2012 devido à cassação por parte do Parlamento paraguaio do então presidente Fernando Lugo.

A partir da posse do novo governo paraguaio "serão considerados cumpridos" os requisitos estabelecidos no artigo 7 do Protocolo de Ushuaia sobre o compromisso democrático.

A partir do próximo mês, o Paraguai "reassumirá plenamente seu direito de participar dos órgãos do Mercosul e das deliberações", informa a declaração dos líderes. As autoridades do Paraguai, o quinto integrante do Mercado Comum do Sul, não participam da reunião.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade