PUBLICIDADE

América Latina

Martelly nomeia assessor de Clinton como novo premiê hondurenho

5 set 2011 - 23h47
(atualizado em 6/9/2011 às 01h05)
Compartilhar

O presidente do Haiti, Michel Martelly, designou oficialmente como primeiro-ministro do país nesta segunda-feira o médico Garry Conille, que agora deverá ser ratificado pelo Parlamento.

O presidente do Senado, Rodolphe Joazile, confirmou que recebeu a carta oficial de Martelly na qual designa Conille, assessor do ex-presidente americano Bill Clinton, como primeiro-ministro.

A Carta Magna do país estabelece que, caso o governante não tenha maioria no Parlamento, como acontece com Martelly, é preciso designar um primeiro-ministro em consulta com os presidentes das duas câmaras legislativas.

O designado primeiro-ministro é assessor do escritório no Haiti de Bill Clinton, enviado especial da ONU no país, devastado em janeiro de 2010 por um terremoto que deixou mais de 300 mil mortos e 1,5 milhão de desabrigados.

A designação verbal do médico foi anunciada por Martelly na última quinta-feira, na terceira ocasião em que o governante tenta que o Parlamento dê sua aprovação para nomear um chefe de gabinete.

Em 2 de agosto, o Senado rejeitou a candidatura de Bernard Gousse para primeiro-ministro, ao considerá-la "inaceitável" porque durante sua etapa como ministro da Justiça (2004-2006) foram registradas violações dos direitos humanos.

Anteriormente, em 21 de junho, a Câmara dos Deputados havia refutado a designação, também feita por Martelly, do empresário Daniel Rouzier, cuja candidatura não chegou a ser analisada no Senado.

Desde a entrada em vigor da atual Constituição, em 1987, é a primeira ocasião em que um presidente recém-empossado não alcança maioria suficiente para assegurar a aceitação de seu candidato a primeiro-ministro.

Isto ocorreu porque, apesar do triunfo de Martelly nas eleições presidenciais, os haitianos deram a maioria no Parlamento à Inité, a plataforma política liderada pelo ex-mandatário René Préval (1996-2001 e 2006-2011).

EFE   
Compartilhar
Publicidade