PUBLICIDADE

América Latina

Maduro quer 'reconstruir' relações com Colômbia

31 mai 2013 - 22h07
(atualizado às 22h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse nesta sexta-feira que lamenta a decisão do seu homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, que "quebrou as regras do jogo" ao receber o líder da oposição, Henrique Capriles, mas destacou que pretende "reconstruir" as relações diplomáticas com Bogotá.

"Apenas com a verdade poderemos reconstruir as relações com a Colômbia. Tenho a maior vontade de desenvolver as melhores relações com a Colômbia, presidente Santos (...) Queremos ótimas relações e a paz com a Colômbia. Estamos avaliando como reconfigurar estas relações", disse Maduro.

As relações entre Venezuela e Colômbia voltaram a ficar tensas após o presidente Santos receber, na quarta-feira, o líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, que impugnou as eleições presidenciais de 14 de abril por irregularidades.

Colômbia e Venezuela viveram períodos de ruptura diplomática durante o governo do presidente Álvaro Uribe (2002-2010), mas retomaram as relações em agosto de 2010, com a chegada de Santos ao poder.

Nesta sexta-feira, Maduro recordou a Santos as razões do restabelecimento das relações em 2010, fundamentadas no respeito aos modelos econômico e político de cada nação.

Maduro também reafirmou que a partir da Colômbia se promove uma "conspiração ativa" e uma "campanha brutal" contra seu governo, liderada pelos meios de comunicação e por líderes da oposição venezuelana, que chamou de "traidores da pátria".

Santos afirmou nesta sexta que "não tem sentido pensar que o governo colombiano esteja ciente ou apoie qualquer tipo de ação para desestabilizar a Venezuela". "Seremos os maiores prejudicados com qualquer problema na Venezuela. Nosso desejo é que vá tudo bem na Venezuela", disse o presidente colombiano.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade