PUBLICIDADE

América Latina

Maduro nega ter nascido na Colômbia após denúncia da oposição

Se a denúncia for verdadeira, Maduro estaria impedido constitucionalmente de exercer o cargo de presidente

30 jul 2013 - 21h22
(atualizado às 21h46)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro</p>
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro
Foto: AP

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, negou nesta terça-feira ter nascido na Colômbia e disse que o boato é mais uma tentativa da direita para derrubá-lo.

"A direita venezuelana não conseguiu derrubar a revolução bolivariana (...) Não puderam e não poderão, com golpes, contragolpes e até em eleições. Agora estão inventando coisas de dementes", disse Maduro no porto equatoriano de Guayaquil.

O líder venezuelano desmentiu assim as declarações do embaixador panamenho na OEA, Guillermo Cochez, que divulgou um documento do registro civil da Colômbia segundo o qual Maduro nasceu na cidade de Cúcuta, capital do departamento colombiano de Norte de Santander, na fronteira com a Venezuela.

A oposição venezuelana afirma que se a informação for correta, Maduro estaria impedido constitucionalmente de exercer o cargo. O líder da oposição, Henrique Capriles, que impugnou os resultados das eleições de abril passado, exigiu que Maduro mostre sua certidão de nascimento.

"Nicolás lhe pergunto: Onde nasceu? Os venezuelanos estão em dúvida. O povo venezuelano quer saber, revele seu local de nascimento, se isto é uma mentira, mostre sua certidão de nascimento, mostre ao país, porque se você nasceu em outro país, violou a Constituição", disse Capriles.

"Ficaria orgulhoso de ter nascido em Cúcuta, orgulhoso de ser colombiano (...), mas nasci em Caracas, nasci e me criei aqui", garantiu o presidente em Quayaquil, onde participa da Aliança Bolivariana dos Povos para Nossa América (ALBA).

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade