PUBLICIDADE

América Latina

Maduro compara Chávez a Jesus Cristo cinco meses após sua morte

5 ago 2013 - 20h58
(atualizado às 21h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, comparou nesta segunda-feira Hugo Chávez com Jesus Cristo e afirmou que ele, da mesma forma que o chamado filho de Deus, "veio proteger os que nada tiveram", em uma homenagem ao falecido governante cinco meses após sua morte.

"Cristo Redentor fez-se carne, fez-se nervo, fez-se verdade em Chávez", disse Maduro direto do Quartel da Montanha, no oeste de Caracas, onde repousa o corpo do líder da "revolução bolivariana" em cerimônia transmitida em rede obrigatória de rádio e televisão.

"Hugo Chávez, enquanto esteve neste mundo, se encontrou com os valores de Cristo e simpatizou com sinceridade de coração com os valores de nosso redentor, o Cristo dos pobres, o Cristo dos humildes, o que vinha proteger os que nada tiveram", destacou o chefe de Estado.

Maduro liderou o ato de homenagem a Chávez acompanhado de quase todos os ministros e de alguns candidatos governistas às eleições municipais de dezembro.

"Viemos entregar-te a lágrima de nossa tristeza e dizer que todo este amor seguirá transformado em ação", comentou o líder, após pedir a "a união de todo o povo".

Maduro pediu que, cinco meses depois "dessa hora trágica da história" na qual receberam "a bofetada da vida de perder a alma e a luz da revolução bolivariana", se faça verdade a palavra quando exclamam que "Chávez vive".

Chávez, que morreu no dia 5 de março em Caracas, aos 58 anos, depois de lutar por 20 meses contra um câncer pélvico, também foi lembrado pelo chavismo no Twitter onde a hashtag #A5mesesDeTuPartidaComandanteEterno foi uma das mais utilizadas.

A filha do presidente morto, María Gabriela Chávez, também homenageou o pai com uma foto no Instagram, e escreveu: "Cinco meses de seu voo em liberdade. És livre como o vento. Te amo e te sinto a cada instante".

Chávez, que governou a Venezuela entre 1999 e 2013, foi submetido a quatro operações em Cuba durante sua doença, a última em dezembro. Sua morte aconteceu pouco depois de começar seu quarto mandato, o que obrigou o governo a convocar novas eleições, nas quais Maduro venceu o candidato da oposição, Henrique Capriles, por uma diferença de pouco mais de 200 mil votos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade