PUBLICIDADE

América Latina

Maduro cancela ida a posse no Uruguai por situação política

As manifestações aumentaram na Venezuela após a prisão do prefeito opositor de Caracas, Antonio Ledezma

28 fev 2015 - 16h45
(atualizado às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Nicol&aacute;s Maduro, que tinha previsto participar da cerim&ocirc;nia de domingo em Montevid&eacute;u, mostrou sua disposi&ccedil;&atilde;o em visitar o Uruguai nos pr&oacute;ximos meses</p>
Nicolás Maduro, que tinha previsto participar da cerimônia de domingo em Montevidéu, mostrou sua disposição em visitar o Uruguai nos próximos meses
Foto: Getty Images

O presidente venezolano Nicolás Maduro cancelou neste sábado (28) sua viagem ao Uruguai. Ele participaria da posse de Tabaré Vázquez pela "situação política" pela qual passa o país - informou a assessoria de imprensa do presidente eleito uruguaio.

Tabaré Vázquez recebeu uma ligação de Maduro neste sábado, quando o líder venezuelano "lamentou não poder estar presente na transmissão da faixa, já que a situação política de seu país o impede de concretizar esse desejo", ressaltou o comunicado.

Maduro, que tinha previsto participar da cerimônia de domingo em Montevidéu, onde José Mujica passará a presidência a Vázquez, mostrou sua disposição em visitar o Uruguai nos próximos meses, enquanto o presidente eleito "manifestou seu absoluto apoio à institucionalidade venezuelana e o desejo que as diferenças sejam superadas por caminhos pacíficos", disse a nota.

Em meio a uma crise política e econômica, as manifestações aumentaram na Venezuela após a prisão do prefeito opositor de Caracas, Antonio Ledezma, acusado de participar de um complô para desestabilizar o governo de Nicolás Maduro.

Jovem venezuelano morto em protesto é enterrado:
Situação crítica

Nesta semana, um jovem de 14 anos foi morto a tiros em San Cristóbal (oeste da Venezuela), perto de uma universidade onde estudantes e forças de segurança se enfrentavam. A situação política da Venezuela é acompanhada com preocupação por Mujica, que na quinta-feira disse temer que haja "um golpe de Estado de militares de esquerda" no país caribenho.

No mesmo dia, o mandatário boliviano Evo Morales, em visita ao Uruguai, deu um firme apoio ao governo de Maduro, e advertiu que há uma "tentativa de golpe de Estado" na Venezuela, que é "uma conspiração dos Estados Unidos".

O cancelamento de Maduro se soma ao do vice-presidente americano Joe Biden, encabeçando a delegação dos Estados Unidos na posse do novo presidente, mas cancelou a viagem ao Uruguai por motivos de saúde.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade