PUBLICIDADE

América Latina

Maduro acusa Capriles por corrupção e "prostituição gay"

15 ago 2013 - 00h46
(atualizado às 01h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusou nesta quarta-feira o líder da oposição, Henrique Capriles, de ser cúmplice de uma rede de corrupção e "prostituição gay" que funciona no gabinete do governo do Estado de Miranda.

"O governador de Miranda, de duas a uma: ou não sabia e isto é grave, gravíssimo, já que não tem conhecimento do que ocorre no seu gabinete; ou sabia de tudo sobre este senhor Oscar López, que conhece tantos segredos que todos precisam sair para abafá-los. E é na segunda opção que eu acredito", disse Maduro.

"Ele sabe os segredos de todos e eu sei exatamente o que estou afirmando", declarou Maduro durante um ato no bairro de Petare, na região de Caracas.

Oscar López, chefe de gabinete de Capriles, foi acusado na véspera pela bancada governista do Congresso de envolvimento em "uma rede de prostituição, lavagem de dinheiro e narcotráfico".

Nesta quarta-feira, Maduro garantiu que há provas das "orgias desta rede de prostituição gay e de transformistas" envolvendo o gabinete de Capriles.

Capriles reagiu desafiando o governo: "Estão dizendo por aí que vão me levar preso, pois estou aqui, pronto. Se isto acontecer, o povo sabe o que precisa fazer".

"Estão atacando uma pessoa da nossa equipe, que trabalha pela nossa comunidade, montaram uma armadilha, são covardes, que venham nos enfrentar abertamente", disse o governador do Estado de Miranda, que ignora a vitória de Maduro por apenas 1,49 ponto percentual nas eleições de 14 de abril.

As denúncias de Maduro são mais um capítulo na guerra entre governo e oposição, após o presidente anunciar, na segunda-feira, que vai declarar "emergência" nacional e pedir poderes especiais ao Parlamento para combater a corrupção.

"Há uma onda podre no financiamento da direita fascista venezuelana", afirmou Maduro ao anunciar que com poderes especiais "reformulará as leis e enfrentará o problema da corrupção a fundo".

A oposição afirma que a campanha de Maduro contra a corrupção não pegará os "peixes grandes", e denuncia o presidente por armar uma "caça às bruxas".

Em julho passado, a Assembleia Nacional suspendeu a imunidade do deputado opositor Richard Mardo, acusado pelo governo de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

Mardo é o segundo deputado do partido de Capriles a ser investigado por corrupção, após Oscar López, acusado de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.

Outros dois governadores da oposição são investigados, assim como o dirigente Leopoldo López e sua mãe, suspeitos de irregularidades, há quinze anos, envolvendo a estatal Petróleos de Venezuela.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade