PUBLICIDADE

América Latina

Macri estreia sua agenda de política externa com reuniões bilaterais

10 dez 2015 - 01h56
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, estreou nesta quarta-feira sua agenda de política externa com uma série de reuniões bilaterais que incluiu o vice-presidente da Comissão Europeia e o rei Juan Carlos da Espanha.

Na véspera de sua possa como presidente da Argentina, Macri recebeu as autoridades estrangeiras na sede da Prefeitura de Buenos Aires.

Sua agenda incluiu encontros com o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, e o chefe da Delegação da União Europeia na Argentina, José Ignacio Salafranca.

O rei Juan Carlos também se reuniu hoje com Macri e o convidou a visitar a Espanha durante um encontro cordial, segundo fontes próximas da reunião, que durou cerca de meia hora.

Além disso, a agenda do líder eleito incluiu reuniões com o vice-presidente regional do Banco Mundial, Jorge Familiar, e com o secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper.

Macri seguirá com os encontros bilaterais amanhã na sede do Ministério das Relações Exteriores argentino, após receber o bastão de comando na Casa Rosada, a sede do Executivo.

O programa inclui reuniões com os presidentes de Peru, Ollanta Humala; Paraguai, Horacio Cartes, e Colômbia, Juan Manuel Santos, que já confirmaram sua presença na cerimônia de posse.

A presidente Dilma Rousseff também prestigiará o evento, assim como os governantes Michelle Bachelet (Chile), Rafael Correa (Equador), Evo Morales (Bolívia) e Tabaré Vázquez (Uruguai).

O secretário de Transporte dos Estados Unidos, Anthony Foxx, será o enviado da Casa Branca na posse de Macri.

Eliseo Ariotti, núncio no Paraguai, será o representante da Santa Sé como embaixador especial.

Além disso, estarão presentes chanceleres, ministros e secretários de Estado, embaixadores residentes na Argentina e representantes dos governos de Japão, Coreia do Sul e França.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade