PUBLICIDADE

Lula: ideias de Chávez e Kirchner seguem vivas na América Latina

16 mai 2013 - 21h40
(atualizado às 22h06)
Compartilhar
Exibir comentários
O ex-presidente Lula em encontro com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner
O ex-presidente Lula em encontro com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner
Foto: EFE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que as ideias dos líderes Néstor Kirchner, da Argentina, e Hugo Chávez, da Venezuela, ambos mortos, ainda circulam na América Latina, "criando inteligência e consciência".

Ao participar hoje em Buenos Aires, junto com a presidente argentina, Cristina Kirchner, da inauguração da Universidad Metropolitana para la Educación y el Trabajo (UMET), Lula lembrou que foi ele, junto com Kirchner e Chávez, que deu novo impulso ao processo de integração regional.

"Sua carne está enterrada, mas suas ideias estão por aí, circulando por toda a América Latina, criando inteligência e consciência na mente de cada latino-americano", comentou o ex-presidente.

Lula recordou como, junto com Néstor Kirchner, compartilhou "ideias e projetos para aproximar as duas nações, para consolidar a integração regional da América Latina, que hoje vive um dos momentos mais extraordinários de sua história".

O ex-presidente também ressaltou que a inauguração da universidade tem um "enorme simbolismo", já que é impulsionada por trabalhadores. "Nós não fizemos milagres porque não existem milagres na política. Somente fizemos aquilo para o qual fomos chamados: contribuímos em nossos governos para democratizar a sociedade brasileira. A educação desempenha uma função chave nesta missão", destacou.

Por sua parte, Cristina declarou que "a Argentina cresceu junto com o resto de seus irmãos sul-americanos", "com governos que acreditam na igualdade de oportunidades".

Cristina sustentou que Kirchner, junto com Lula, derrubou "esse mito da rivalidade entre brasileiros e argentinos, que impedia que crescessem juntos e servia interesses que eram totalmente contrários ao desenvolvimento dos dois países". "Vocês quebraram esse muro, esse mito, essa lenda, essa pretensa desunião entre Argentina e Brasil", disse a governante argentina.

Segundo informaram fontes oficiais, nesta noite Cristina Kirchner receberá Lula em audiência na Casa Rosada, sede do Executivo argentino. Amanhã, Cristina e Lula irão ao Senado argentino, onde o ex-presidente receberá vários títulos honoríficos concedidos por diferentes universidades argentinas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade