PUBLICIDADE

América Latina

Lula grava vídeo para ser exibido em manifestações pela paz na Colômbia

9 abr 2013 - 13h46
(atualizado às 14h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Em vídeo do Instituto Lula, o ex-presidente diz que Colômbia merece oportunidade de viver em paz no século XXI
Em vídeo do Instituto Lula, o ex-presidente diz que Colômbia merece oportunidade de viver em paz no século XXI
Foto: Reprodução

O ex-presidente Lula afirmou, em mensagem de apoio à "Marcha pela Paz" que é realizada nesta terça-feira em várias cidades colombianas, que o país merece a oportunidade de desfrutar da paz no século XXI, que foi negada nos últimos 50 anos.

"A Colômbia, por tudo o que representa na América Latina, por tudo o que seu povo tem de extraordinário, merece a oportunidade de ter no século XXI a paz que não teve na metade do século XX", afirmou o ex-presidente brasileiro em um vídeo que será exibido nesta terça-feira nas manifestações em Bogotá.

O vídeo, divulgado hoje pelo Instituto Lula, foi enviado em resposta a um convite da Prefeitura de Bogotá e de outras organizações sociais para que o ex-presidente brasileiro participasse das marchas desta terça.

O Instituto Lula esclareceu em comunicado que o ex-mandatário, que se encontra em Londres, optou por enviar um vídeo para manifestar seu respaldo às marchas pela paz, que são apoiadas pelo Governo colombiano.

Lula assegurou em sua mensagem que a vitória da paz na Colômbia será uma vitória para toda América Latina e ressaltou que "apenas com muita paz se pode exercer a democracia em sua plenitude e aproveitar todo o potencial do desenvolvimento humano, econômico e social de um país".

O ex-líder brasileiro acrescentou que apenas em paz se pode aproveitar a capacidade de mobilização de sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos.

"A mais poderosa arma a favor da paz é o diálogo", afirmou o ex-presidente ao lembrar que as marchas buscam apoiar as atuais conversas que o Governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) levam adiante em Havana para negociar uma saída pacífica ao conflito armado.

"Só posso desejar que Deus abençoe todos os colombianos, especialmente os que estão na mesa de negociação, para que antes de pensar em seus problemas, pensem nas soluções para o povo deste grande país", afirmou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade