PUBLICIDADE

América Latina

Lula e Fidel conversam por mais de duas horas

24 fev 2010 - 20h02
(atualizado às 20h55)
Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder cubano Fidel Castro conversaram nesta quarta-feira durante mais de duas horas, durante um encontro em Havana, afirmou um funcionário brasileiro. Na reunião, que contou com a participação do presidente cubano, Raúl Castro, Fidel e Lula "conversaram durante mais de duas horas", disse o funcionário, sem detalhar o conteúdo do diálogo.

Raúl Castro, Lula, Fidel Castro e Franklin Martins se reúnem em Havana
Raúl Castro, Lula, Fidel Castro e Franklin Martins se reúnem em Havana
Foto: Ricardo Stuckert/PR / Divulgação

Vestido com um agasalho esportivo com as cores de Cuba (azul e branco), Fidel Castro, 83 anos, recebeu Lula em sua casa de Miramar, no oeste de Havana. Fidel está afastado do executivo cubano desde 2006, devido a um grave problema de saúde.

Em 12 fotos do encontro divulgadas pelo site da presidência do Brasil e pelo site cubano Cubadebate.cu, Fidel Castro conversa com Lula, com seu irmão Raúl Castro e com o ministro brasileiro das Comunicações, Franklin Martins.

Lula inaugurou nesta quarta-feira obras no porto de Mariel, 50 km a oeste de Havana, de onde saíram 125 mil cubanos em 1980 e em cuja modernização o governo brasileiro investe US$ 300 milhões.

O presidente brasileiro percorreu com Raúl Castro o porto de águas profundas localizado na costa norte, que pretende substituir o de Havana como o principal da Ilha através do projeto financiado pelo Brasil. Após chegar na noite de terça-feira a Havana vindo do México, onde participou da Conferência do Grupo do Rio, Lula iniciou em Mariel sua intensa agenda em Cuba.

A modernização do Mariel, que custará US$ 600 milhões no total, permitirá que embarcações muito grandes para o porto de Havana atraquem ali.Esta é a quarta viagem de Lula a Cuba desde que chegou à presidência, em janeiro de 2003.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade