PUBLICIDADE

América Latina

Lugo se solidariza com vítimas de terremoto no Chile

27 fev 2010 - 17h07
(atualizado às 17h53)
Compartilhar

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, mostrou neste sábado sua "profunda solidariedade" com o povo e o governo do Chile pelo terremoto desta madrugada. "Quero expressar minha profunda solidariedade com o povo do Haiti e com o povo do Chile. Esta manhã tentamos nos comunicar com Michelle Bachelet, muito cedo", afirmou Lugo após o fechamento de um ato de governo em um bairro de Assunção.

Ao explicar que por problemas de comunicação não pôde falar por telefone com a presidente chilena, o chefe de Estado pediu que se orasse pelas vítimas. "Vão para suas casas e, quando estiverem reunidos nas mesas, orem pelos irmãos chilenos e lembrem também o povo do Haiti. Está comprovado que a oração é poderosa", enfatizou o ex-bispo.

O terremoto aconteceu às 3h36 (na hora local e em Brasília) com epicentro na região de Bío-Bío, a 500 quilômetros de Santiago e a 90 quilômetros da capital regional, Concepción. O governo chileno confirmou pelo menos 147 mortos na tragédia. O sismo chegou a ser sentido em alguns bairros de São Paulo e teve 8,8 graus de magnitude na escala Richter, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês).

O terremoto gerou um tsunami no Oceano Pacífico que chegará ao Havaí pouco depois das 18h (Brasília), como informou a Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos (NOAA, na sigla em inglês). A NOAA emitiu ainda um alerta de tsunami para uma ampla área do Pacífico, incluindo México, Peru, Equador, Nova Zelândia, Austrália, Rússia, Indonésia, Japão e Filipinas, além do Chile.

EFE   
Compartilhar
Publicidade