PUBLICIDADE

Morte de Hugo Chávez

Líderes da América Latina lamentam morte de Hugo Chávez

5 mar 2013 - 21h15
(atualizado às 21h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Lideranças de toda a América Latina lamentaram nesta terça-feira a morte do presidente venezuelano Hugo Chávez. Em mensagens de apoio ao povo da Venezuela e à família Chávez, os chefes de Estado ressaltaram o papel de destaque desempenhado pelo mandatário venezuelano na região e sua importância para o desenvolvimento latino-americano. Veja a seguir a repercussão da morte de Chávez entre as lideranças da América Latina:

Dilma Rousseff, presidente do Brasil

"Essa morte deve encher de tristeza todos os latino-americanos e centro-americanos. O presidente Chávez foi, sem dúvidas, uma liderança comprometida como seu país e com o desenvolvimento dos povos da América Latina. Em muitas ocasiões o governo brasileiro não concordou integralmente com o presidente Chávez, mas hoje nós, como sempre, reconhecemos nele uma grande liderança, uma perda irreparável e, sobretudo, um amigo do Brasil. O presidente Hugo Chávez deixará no coração, na história e nas lutas da América Latina um vazio. Lamento, como presidente da República e como uma pessoa que tinha por ele um grande carinho. Além de liderança expressiva, o presidente Chávez foi um homem generoso. Generoso com todos aqueles que neste continente precisaram dele."

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil

"Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do presidente Hugo Chávez. Tenho orgulho de ter convivido e trabalhado com ele pela integração da América Latina e por um mundo mais justo. Eu me solidarizo com o povo venezuelano, com os familiares e correligionários de Chávez, neste dia tão triste, mas tenho a confiança de que seu exemplo de amor à pátria e sua dedicação à causa dos menos favorecidos continuarão iluminando o futuro da Venezuela."

Enrique Peña Nieto, presidente do México

"Lamento o falecimento do presidente Hugo Chávez. Minhas mais sinceras condolências à sua família e ao povo venezuelano."

"Sentimos que Chávez está mais vivo que nunca. Chávez seguirá sendo a inspiração para os povos que lutam pela liberdade. Hugo Chávez sempre estará conosco. A melhor homenagem ao irmão e companheiro Chávez é a união para lutar pela igualdade, pela liberdade."

Felipe Calderón, ex-presidente do México

"Lamento o falecimento do presidente Hugo Chávez, de quem fui contemporâneo na Presidência da República. Descanse em paz."

Manuel Zelaya, ex-presidente de Honduras

"O comandante Chávez é um herdeiro de mil batalhas, aqui em nossa sociedade latino-americana deixou uma marca profunda nas pessoas. Hoje Hugo Chávez passa para o lugar dos homens que nunca morrem, por que está no coração do povo latino-americano. Sua imagem e seu nome vão perdurar por todos os séculos em que tivermos que lutar pela liberdade."

Sebastián Piñera, presidente do Chile

"Foi um homem profundamente comprometido com a integração da América Latina. Tínhamos diferenças, mas sempre soube apreciar a força, o compromisso com o qual o presidente Chávez lutava por seus ideais."

Ollanta Humala, presidente do Peru

"Adeus comandante e amigo Hugo Chávez. Minhas sinceras condolências à sua família e a todo o povo venezuelano."

Mauricio Funes, presidente de El Salvador

"Envio à família do presidente Chávez, ao governo e ao povo da Venezuela, meu profundo pesar pela morte deste grande líder que a América Latina perde agora. A morte de quem foi um dos mais fortes e populares líderes latino-americanos, sem dúvida, produzirá um vazio na política, mas sobretudo no coração dos venezuelanos e venezuelanas. A Venezuela perde não apenas um presidente, mas um patriota, um homem de pensamento e ação transformadores, que governou para seu povo e mudou a realidade de desigualdade e exclusão que sofria o povo venezuelano antes de sua chegada ao poder. Que Deus receba Hugo Chávez e abençoado seja o querido povo da Venezuela."

Michel Martelly, presidente do Haiti

"Eu transmito, em nome do povo do Haiti, minhas sinceras condolências ao povo venezuelano pela morte do presidente Hugo Chávez."

José Mujica, presidente do Uruguai

"Sentimos um profundo pesar. Sempre se sente a morte, mas quando se trata de um militante de primeira linha, de alguém que uma vez defini como 'o governante mais generoso que conheci', a dor tem outra dimensão. A razão não ajuda nestes casos. Dá uma magnitude superior da perda."

Amado Boudou, vice-presidente da Argentina:

"Há grande dor em toda a América. Partiu um dos melhores. Até sempre, Comandante: Junto a Néstor (Kirchner, presidente argentino falecido) nos guiarão à vitória dos povos!."

Laura Chinchilla, presidente da Costa Rica

"Nossa solidariedade com o povo venezuelano. Fazemos votos para que prevaleça o sentimento de unidade nacional nestes momentos de dificuldade."

María Angela Holguín, chanceler da Colômbia

"Sentimos uma profunda tristeza. Trabalhamos bem com o presidente Chávez. Acredito que, nestes dois anos, tivemos uma relação muito boa, avançamos bastante", afirmou Holguín em declarações divulgadas de seu gabinete.

Ricardo Martinelli, presidente do Panamá

"Desejamos expressar nossos pêsames ao povo venezuelano e à família Chávez pelo sensível falecimento do presidente Hugo Chávez."

Rafael Correa, presidente do Equador

"Nestes momentos difíceis, o Equador reitera os sentimentos de especial amizade que nos une à Venezuela. O Equador sente como própria esta perda e deseja ao povo irmão venezuelano os melhores êxitos no futuro, com a convicção de que saberão manter e engrandecer sua história, sua revolução, o desenvolvimento, a fraternidade e a solidariedade que caracterizam suas ações."

Otto Pérez Molina, presidente da Guatemala

"Meus sinceros pêsames ao povo e ao governo da Venezuela. Minhas condolências à família do presidente Hugo Chávez, que descanse em paz."

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade