PUBLICIDADE

América Latina

Líder das Farc Pablo Catatumbo vai participar de negociação em Cuba, diz fonte

5 abr 2013 - 17h37
(atualizado às 17h42)
Compartilhar

O líder guerrilheiro Pablo Catatumbo vai participar das negociações das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) com o governo do país que acontecem em Cuba, segundo uma fonte de segurança.

Catatumbo, acusado de narcotráfico pelos Estados Unidos, já embarcou para Cuba, segundo a fonte, que pediu anonimato. A participação dele no processo de paz seria uma forma de garantir o apoio da base da guerrilha às negociações, iniciadas em novembro.

Não ficou imediatamente claro se Catatumbo irá substituir algum negociador já em funções.

Alguns observadores consideram que a atual equipe das Farc, liderada por Iván Márquez, não representa o grupo inteiro, dentro do qual há sinais de divisões e dificuldades de comunicação.

Catatumbo é um dos seis membros do chamado Secretariado das Farc, a máxima instância da guerrilha, que há quase meio século luta para derrubar o governo colombiano e instituir um regime marxista, numa guerra civil que já deixou dezenas de milhares de mortos.

(Reportagem de Helen Murphy)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade