PUBLICIDADE

América Latina

Líder das Farc diz que governo colombiano retarda a paz

16 ago 2013 - 14h52
(atualizado às 14h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O líder máximo das Farc, Timoleón Jiménez, declarou que as negociações de paz em Cuba não avançam tão rápido quanto a guerrilha gostaria devido às sistemáticas negativas do governo colombiano a suas propostas, segundo entrevista difundida nesta sexta-feira.

"É difícil avançar quando uma das partes diz não a tudo. Preocupados com os não do governo a tudo que propõem, as Farc, mais que vontade, têm a disposição de fazer tudo pela paz com justiça", afirmou 'Timochenko' à rádio colombiana La FM.

Jiménez assinalou que esse compromisso foi reafirmado há pouco em uma consulta interna com a grande maioria dos comandantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O governo do presidente Juan Manuel Santos e o grupo armado 'realizam negociações de paz desde novembro de 2012 em Havana, sobre cinco pontos: desenvolvimento rural (no qual não há acordo), participação política da insurgência (atualmente em discussão), drogas ilícitas, abandono das armas e reparação às vítimas.

Na entrevista, 'Timochenko' expressou seu desejo de que ainda este ano se possa chegar a um acordo final ou pelo menos ter avanços significativos.

A declaração crítica do líder guerrilheiro acontece um dia depois que Santosa afirmou que o processo de discussões atual avançou muito mais que as tentativas anteriores.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade