PUBLICIDADE

América Latina

Líder chinês e vice venezuelano evocam Chávez em Pequim

19 jul 2013 - 03h37
(atualizado às 03h49)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da China, Xi Jinping, e o vice-presidente da Venezuela, Jorge Arreaza, mantiveram nesta sexta-feira um encontro no Grande Palacio do Povo de Pequim, sede do Parlamento do país, no qual a figura do falecido líder Hugo Chávez esteve muito presente.

"Guardamos uma viva memória sobre a visão, o entusiasmo, a franqueza e o afeto especial que tinha o presidente Hugo Chávez em direção à China", destacou Xi perante os jornalistas presentes no início da reunião.

Uma das filhas do ex-líder venezuelano, Rosa Virgínia Chávez, que é a esposa de Arreaza, também estava presente no encontro.

Chávez "foi um grande amigo do povo chinês, que apresentou e forneceu relevantes conclusões para o estabelecimento e desenvolvimento de nossa associação pacífica", acrescentou Xi.

O presidente assegurou que tanto o governo como o povo da China sentiram "uma grande pena por seu falecimento".

O vice-presidente venezuelano, por sua parte, afirmou que Chávez "admirava a China por sua capacidade de inovar e de gerar um modelo social e econômico que é referência no mundo todo".

"Foi um lutador anti-imperialista e sempre desejou que a China fosse uma potência - em breve, a primeira mundial -, que, por sua vez, estabelece uma relação de respeito mútuo, de desenvolvimento partilhado, de paz e de harmonia com o resto do mundo", assinalou o venezuelano.

Segundo Arreaza, seu país viveu até 1998 sob o jugo dos Estados Unidos, mas, desde 2001, estabeleceu "uma aliança estratégica de benefício mútuo com a China, que teve muitos frutos para ambos os povos e hoje é tida como referência e modelo".

Ontem, Arreaza se reuniu com o vice-presidente chinês, Li Yuanchao, e com altos cargos de planejamento econômico e investimento exterior do país asiático.

Amanhã, o vice-presidente venezuelano se deslocará à cidade oriental chinesa de Xangai, onde será recebido pelas autoridades do principal centro econômico e comercial da China.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade