PUBLICIDADE

América Latina

Kerry afirma que EUA e Venezuela "têm muito em comum"

4 jul 2013 - 05h04
(atualizado às 05h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, afirmou nesta quarta-feira que o seu país e a Venezuela "têm muito em comum", ao felicitar os venezuelanos pelo dia de sua independência, que é lembrado em 5 de julho.

Em comunicado, Kerry felicitou à Venezuela por seus 202 anos de independência "em nome do presidente Barack Obama e do povo dos Estados Unidos".

O chefe da diplomacia americana lembrou o general venezuelano Francisco de Miranda, que "teve um papel importante" na luta pela independência dos EUA com sua participação na batalha de Pensacola em 1781.

"Sua contribuição está imortalizada em um monumento no coração da Filadélfia, a primeira capital dos Estados Unidos", acrescentou Kerry.

O secretário de Estado também lembrou o "devastador" terremoto que castigou a Venezuela em 1812 e o envio de ajuda humanitária por parte dos Estados Unidos.

"Estes dois exemplos demonstram que Venezuela e Estados Unidos compartilharam laços de amizade e valores comuns desde o nascimento de nossos dois países e os vínculos entre nossos povos permanecem", destacou Kerry.

As relações entre Venezuela e Estados Unidos passam por um de seus momentos mais baixos desde a retirada de embaixadores em 2010, após meses de incidentes com múltiplas acusações e várias expulsões de funcionários diplomáticos.

O governo dos Estados Unidos afirmou no final de junho que tem "forte interesse" em continuar os contatos de alto nível para normalizar as relações com a Venezuela, com a troca de embaixadores entre os objetivos principais.

Os contatos começaram com uma reunião entre o chanceler venezuelano, Elías Jaua, e Kerry no dia 5 junho em Antigua (Guatemala), aproveitando a presença de ambos na Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade