PUBLICIDADE

América Latina

Keiko Fujimori lança candidatura à presidência do Peru

7 dez 2010 - 18h06
(atualizado às 18h17)
Compartilhar

Keiko Fujimori, filha mais velha do ex-presidente condenado Alberto Fujimori, oficializou nesta terça-feira sua candidatura para as eleições do próximo dia 10 de abril no Peru, nas quais aparece entre os favoritos para suceder o atual presidente, Alan García, segundo todas as pesquisas.

Aos 35 anos - idade mínima para concorrer à presidência no Peru -, Keiko Fujimori entrou na zona eleitoral do populoso bairro de Huaycan, um dos mais pobres de Lima, 15 km a leste da capital, perante dezenas de simpatizantes, que carregavam cartazes de apoio ao seu partido "Força 2011".

"Nosso compromisso de participar nas eleições é trabalhar por todos os peruanos, mas especialmente para os mais pobres", disse em meio a slogans de "Keiko presidente" e bandeiras cor de laranja, a cor de Fujimori.

Ela garantiu que o crescimento econômico do país nos últimos anos deve continuar, mas que deve ocorrer sem desigualdade.

O lançamento de Keiko Fujimori é a confirmação de uma aspiração que era de conhecimento comum há mais de um ano e meio, inclusive desde abril de 2009, quando seu pai foi condenado a 25 anos de prisão por violação de direitos humanos e corrupção durante seu governo.

Por mais de um ano, as pesquisas mostravam Keiko com cerca de 20% das inteções de voto dos eleitores e em permanente disputa pelo primeiro lugar com o ex-prefeito de Lima Luis Castañeda.

No entanto, uma recente pesquisa da empresa Datum revelou que o surgimento, há um mês, do ex-presidente Alejandro Toledo como candidato inquietou os números.

De acordo com a Datum, Toledo saltou para o primeiro lugar com 26% das intenções de voto (10 pontos a mais que em outubro), superando Keiko Fujimori, com 22%, que perde dois pontos, e Castañeda, em terceiro lugar com 21%, cinco pontos a menos que há um mês.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade