PUBLICIDADE

Jornal espanhol admite ter publicado falsa foto de Chávez entubado

24 jan 2013 00h22
| atualizado às 12h50
ver comentários
Publicidade

O diário El País, jornal de maior circulação da Espanha, admitiu ter errado ao publicar uma suposta foto de Hugo Chávez entubado com destaque em suas versões impressa e online. A imagem teria sido retirada de um vídeo publicado no Youtube no dia 6 de janeiro de 2008, com o título "entubação em acromegalia", não relacionado ao presidente venezuelano.  O Terra publicou inicialmente uma nota divulgando a informação de que o jornal espanhol teria "a primeira imagem" de Chávez durante seu tratamento em Cuba.

Suposta foto de Chávez entubado teve grande destaque na capa da versão impressa do 'El País'
Suposta foto de Chávez entubado teve grande destaque na capa da versão impressa do 'El País'
Foto: El País / Reprodução

Ainda que o sujeito em questão se pareça fisicamente com o mandatário sul-americano, na descrição do vídeo ele é identificado como "um homem de 48 anos", enquanto Chávez tem 58.

Ao publicar a foto, o El País não disponibilizou assinatura do seu autor, pois afirmou "não poder verificar de forma independente as circunstâncias em que (a foto) foi tirada, tampouco o momento preciso e o lugar". Segundo o diário, "as particularidades políticas de Cuba e as restrições informativas impostas pelo regime tornaram isso impossível."

O jornal comunicou, em nota, que retirou a foto do seu website após meia-hora no ar. O grupo espanhol disse, ainda, que interrompeu a distribuição de sua edição impressa e enviará uma nova versão para os pontos de venda. A alteração, porém, pode fazer com que certos locais na Espanha e no exterior não recebam a edição do El País deste dia 24 de janeiro.

De acordo com as informações disponibilizadas inicialmente pelo diário, a foto, de baixa qualidade, havia sido tirada "há poucos dias" e mostraria em primeiro plano o rosto de Chávez com tubos introduzidos por sua boca. 

Em sua página do Twitter, Pedro J. Ramirez, diretor do jornal El Mundo, afirmou que a foto lhe foi oferecida, mas se recusou a publicá-la sem apuração: "ontem nos ofereceram uma foto de Chávez entubado. Dissemos não. Como se vê, outro veículo aceitou", escreveu, enquanto a imagem ainda não havia sido retirada do ar pelo concorrente El País.

O presidente venezuelano se encontra hospitalizado em Cuba desde 11 de dezembro, quando foi submetido a uma intervenção cirúrgica por conta de um câncer "cujas características o Governo venezuelano não quis precisar", assinala o periódico.

 

 

 

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade