PUBLICIDADE

América Latina

João Paulo II será homenageado em Cuba dando nome à igreja

Em sua histórica visita a Cuba, o Papa João Paulo II, nascido na Polônia, conseguiu acabar com as tensões de quase meio século

18 mar 2015 - 18h27
(atualizado em 19/3/2015 às 08h07)
Compartilhar
Exibir comentários
João Paulo II será homenageado em Cuba e dará nome a uma igreja
João Paulo II será homenageado em Cuba e dará nome a uma igreja
Foto: Twitter

A Conferência Episcopal informou, nesta quarta-feira, que o cardeal cubano Jaime Ortega começou a concretizar a construção do templo dedicado a São João Paulo II, cuja visita à ilha em 1998 marcou o fim das tensões entre a Igreja Católica e o governo comunista.

A Conferência de Bispos Católicos, através de página na Internet, destacou que, na construção da nova igreja, serão utilizadas "as estruturas do altar construído para a missa protagonizada pelo ex-Papa Bento XVI, em Havana, durante visita em março de 2012".

Em sua histórica visita a Cuba, entre 21 e 25 de janeiro de 1998, o Papa João Paulo II, nascido na Polônia, conseguiu acabar com as tensões de quase meio século, assim como estreitar as relações entre Vaticano e Havana.

Papa apresenta propostas para a reforma da Cúria Romana :

Falecido em 2005, João Paulo II foi canonizado em abril de 2014.

Como parte de um inédito diálogo iniciado em 2010, entre o cardeal Ortega e o presidente Raúl Castro, o governo autorizou a construção de novos templos católicos e, em 2013, começou a devolver para a Igreja local imóveis nacionalizados na década de 1960.

Outro templo católico será edificado no município de Sandino, na província ocidental de Pinar del Río, com a "colaboração" de uma paróquia de Tampa (Flórida, EUA), anunciou neste mês a revista da Arquidioce de Santiago de Cuba.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade