PUBLICIDADE

América Latina

Insulza comemora primeiro acordo entre Colômbia e Farc

27 mai 2013 - 13h28
(atualizado às 13h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, encarou como um "passo positivo" o acordo entre o governo da Colômbia e a guerrilha comunista das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) sobre a questão agrária, o primeiro dos cinco assuntos em discussão, informou a Organização nesta segunda-feira.

Insulza comemorou o acordo e destacou que "ele constitui um passo positivo no processo para alcançar a paz na Colômbia depois de várias décadas de conflito no país", citou um comunicado da OEA.

O líder da entidade também expressou seu desejo de que "este primeiro acordo abra caminho a outros acertos importantes sobre os demais pontos ainda pendentes na agenda de negociações".

O governo do presidente Juan Manuel Santos e as Farc anunciaram, no último domingo, que chegaram a um acordo sobre a questão agrária, causa do conflito armado de quase meio século no país e primeiro ponto da agenda de negociações que ocorrem em Havana.

O negociador chefe das Farc, Iván Márquez, disse que ainda restaram algumas questões pendentes e "ressalvas pontuais" sobre o tema, que serão retomadas futuramente nas negociações.

As duas partes negociam em Havana desde 19 de novembro do ano passado. A agenda de discussões inclui cinco pontos para acabar com o sangrento conflito armado entre o Estado e as Farc, que já dura 48 anos. As conversas serão retomadas no dia 11 de junho, com a discussão do segundo ponto da agenda, chamado de "participação política".

As Farc são a guerrilha mais antiga da América Latina e contam atualmente com cerca de 8 mil combatentes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade