PUBLICIDADE

América Latina

Ingrid se torna furacão perto do Golfo do México

14 set 2013 - 19h40
Compartilhar

Ingrid se converteu em furacão neste sábado, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) nos Estados Unidos.

Em seu boletim das 21h GMT (18h de Brasília), o NHC anunciou que Ingrid registra ventos máximos constantes de 125 km/h, seguindo na direção norte, a 11 km/h. O furacão se localizava 315 km ao leste de Tuxpan, na costa do Golfo do México.

Os meteorologistas alertaram para chuvas torrenciais, registrando índice pluviométrico entre 250 e 380 milímetros em vastas áreas do leste do México.

Essas chuvas "podem provocar inundações repentinas e deslizamentos de terra perigosos para a vida", ressaltou o NHC, em seu último boletim. No mar, pode haver ondas com altura acima do normal e com capacidade destrutiva, nas próximas 48 horas.

A estatal mexicana do petróleo Pemex informou na quinta-feira à tarde que suspenderia preventivamente as "operações marítimas e aéreas" no local, embora as plataformas na região continuem funcionando.

Fortes chuvas castigaram Veracruz esta semana, matando 14 pessoas, 13 delas em um deslizamento de terra que soterrou várias casas.

O Serviço Meteorológico Nacional do México disse que também são esperadas chuvas torrenciais nos estados de Chiapas, Guerrero, Tabasco e Oaxaca.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade