PUBLICIDADE

Mundo

Indígenas retomam marcha em defesa da Amazônia boliviana

16 set 2011 - 19h29
(atualizado às 20h07)
Compartilhar

Dirigentes dos indígenas amazônicos bolivianos anunciaram nesta sexta-feira que retomarão sua marcha até a capital La Paz para defender uma reserva natural, mesmo com o risco de choques com camponeses e cultivadores de coca ligados ao presidente Evo Morales, que bloqueiam sua passagem junto com policiais.

O principal ponto da reivindicação indígena é a paralisação da construção de uma estrada financiada pelo Brasil, que dividirá ao meio a reserva ecológica do Tipnis, situada entre Cochabamba e Beni.

Fernando Vargas, líder do Território Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis), informou à Agência Efe que adiaram o início da marcha para sábado porque ainda analisavam um documento do Governo com 16 exigências para a realização da manifestação. Segundo ele, os, dirigentes indígenas analisam todos os pontos do documento, mas "não há uma resposta devida" para as exigências.

O presidente Evo Morales visitou a reserva nesta sexta, mas não se reuniu com os ativistas que marcham em direção a La Paz há um mês e sim com um grupo minoritário que não se uniu ao protesto.

Contudo, o ministro Carlos Romero, disse que o presidente estava disposto a se reunir com os líderes da manifestação em Cochabamba, que já rejeitaram propostas similares, exigindo que Morales os encontre na marcha.

EFE   
Compartilhar
Publicidade