PUBLICIDADE

América Latina

Indígenas rejeitam diálogo com Morales e prosseguem marcha

21 ago 2011 - 12h37
(atualizado às 12h50)
Compartilhar

Indígenas da Amazônia boliviana, que iniciaram na segunda-feira passada uma marcha de 600 km até La Paz contra uma estrada financiada pelo Brasil que cruzará uma reserva ecológica, rejeitaram um convite do presidente Evo Morales para dialogar e anunciaram que continuarão com sua caminhada até La Paz.

Morales havia pedido na véspera o início de um diálogo imediato na sede do governo para acabar com o protesto protagonizado por 1.250 pessoas. "Não vamos participar de nenhum diálogo. Se ele (Morales) quiser vir até a marcha, que venha", afirmou por telefone o dirigente do Território Indígena e Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis), Ernesto Sánchez.

Os nativos se encontram no povoado amazônico de San Ignacio de Moxos, 500 km a nordeste de La Paz. Cerca de 1 mil indígenas bolivianos querem convencer o presidente Evo Morales a suspender a construção de uma estrada que deve atravessar um parque natural.

Os aborígenes do centro e da Amazônia boliviana se opõem ao traçado de uma estrada de mais de 300 km financiada pelo Brasil através do Tipnis, uma reserva nacional onde moram cerca de 50 mil pessoas e rica em flora e fauna.

Já começou a ser construída uma primeira parte da estrada, que terá um custo total de US$ 415 milhões, mas as obras ainda não chegaram ao Tipnis.Os nativos querem caminhar 600 km em 40 dias desde Trinidad até La Paz. O poder executivo fez diversos pedidos de diálogo para conter a marcha de protesto, mas os indígenas indicaram que para qualquer negociação é preciso que atendam primeiro as suas exigências.O presidente Evo Morales, da etnia aymara, respondeu dias atrás que a execução da obra viária irá ocorrer e adiantou que realizará a "consulta indígena" estabelecida no Convênio 169 da OIT, embora tenha esclarecido que o diálogo não terá caráter vinculante, ou seja, de cumprimento obrigatório para as partes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade