PUBLICIDADE

Mundo

Indígenas bolivianos retomam marcha de protesto contra estrada

26 ago 2011 - 13h13
(atualizado às 13h44)
Compartilhar

Indígenas da Amazônia boliviana que se opõem à construção de uma estrada financiada pelo Brasil que cruzará uma reserva ecológica, reiniciaram sua marcha de protesto até La Paz, em um novo retrocesso das negociações mantidas com as autoridades. A marcha havia sido interrompida desde terça-feira, faltando 500 km para chegar a La Paz.

Cerca de 1.000 indígenas bolivianos querem convencer o presidente Evo Morales a suspender a construção da estrada. Os aborígenes do centro e da Amazônia boliviana se opõem ao traçado de uma estrada de mais de 300 km financiada pelo Brasil através do TIPNIS, uma reserva nacional onde moram cerca de 50 mil pessoas e rica em flora e fauna.

Já começou a ser construída uma primeira parte da estrada, que terá um custo total de 415 milhões de dólares, mas as obras ainda não chegaram ao TIPNIS. O poder executivo fez diversos pedidos de diálogo para conter a marcha de protesto, mas os indígenas indicaram que para qualquer negociação é preciso que atendam primeiro as suas exigências.

O presidente Evo Morales, da etnia aymara, respondeu que a execução da obra viária irá ocorrer, mas adiantou que realizaria uma "consulta indígena" estabelecida no Convênio 169 da OIT, destando que o diálogo não tem caráter vinculante, ou seja, de cumprimento obrigatório para as partes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade