PUBLICIDADE

América Latina

Bachelet alcança maior índice de rejeição de seu mandato

Após escândalos de corrupção, presidente chilena foi reprovada por 64% dos entrevistados

6 mai 2015 - 17h32
(atualizado às 18h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Índice de aprovação da presidente Michelle Bachelet foi abalado após escândalos de corrupção
Índice de aprovação da presidente Michelle Bachelet foi abalado após escândalos de corrupção
Foto: Tomas Bravo / Reuters

De acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (6), a desaprovação do desempenho da presidente do Chile, Michelle Bachelet, alcançou o nível mais elevado. O governo chileno enfrenta escândalos de corrupção que afetam a confiança na líder de centro-esquerda e no sistema político.

Em abril, 64% dos entrevistados disseram reprovar Bachelet, um aumento de três pontos percentuais em relação ao mês anterior, segundo o instituto de pesquisa Gfk Adimark. Trata-se do índice de rejeição mais alto da presidente, que ocupou o cargo entre 2006 e 2010 e voltou à Presidência em 2014.

A taxa de aprovação de Bachelet ficou na casa dos 31% pelo segundo mês consecutivo em abril, uma mínima recorde em seus dois mandatos.

Siga o Terra Notícias no Twitter

A mídia local vem dedicando grande cobertura aos recentes escândalos de financiamento de campanha, a maioria envolvendo políticos do partido de centro-direita União Democrata Independente (UDI), que tem laços fortes com o falecido ditador Augusto Pinochet.

Também surgiram acusações de que o filho da mandatária usou suas conexões políticas para ajudar sua esposa a obter um empréstimo bancário de 10 milhões de dólares.

Chile anuncia processo para substituir Constituição de Pinochet:

Na semana passada, Bachelet tentou pôr fim aos escândalos anunciando medidas para regulamentar o financiamento de campanha e estabelecendo uma data para a redação de uma nova Constituição.

A pesquisa entrevistou 1.049 pessoas por telefone entre 7 e 29 de abril, com uma margem de erro de três pontos percentuais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade