PUBLICIDADE

América Latina

Imprensa argentina prevê resultado apertado nas primárias legislativas

11 ago 2013 - 19h13
(atualizado às 19h29)
Compartilhar
Exibir comentários

A imprensa da Argentina espera um resultado apertado nas eleições primárias realizadas neste domingo para escolher os candidatos às legislativas de outubro, devido a uma situação de "empate técnico" entre o governo e o principal aspirante da oposição no maior distrito eleitoral do país.

Embora a divulgação de pesquisas de boca de urna esteja proibida por lei, alguns canais de televisão, sem dar porcentagens, asseguram que há pouca margem de diferença a favor de Sergio Massa, primeiro candidato a deputado pela opositora Frente Renovadora na província de Buenos Aires, sobre o governista Martín Insaurralde.

Analistas consideram que a província de Buenos Aires, onde o governo sofreu uma dura derrota nas legislativas de 2009, definirá a eleição, já que este distrito concentra 37% dos eleitores de todo o país.

Os colégios eleitorais fecharam hoje às 18h (mesma hora de Brasília) e os primeiros resultados oficiais provisórios serão anunciados a partir das 21h.

Cerca de 30,5 milhões de argentinos estavam habilitados para votar hoje nestas primárias, nas quais serão definidos os candidatos poderão concorrer nas eleições legislativas do próximo dia 27 de outubro.

As primárias "são um passo importante na democratização da política", disse hoje a presidente Cristina Kirchner ao votar na cidade de Río Gallegos, na província de Santa Cruz, dois mil quilômetros ao sul de Buenos Aires.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade