PUBLICIDADE

América Latina

Ícone mundial, famosa foto de Che Guevara completa 55 anos

5 mar 2015 - 14h45
Compartilhar
Exibir comentários
Em 5 de março de 1960, o fotógrafo cubano Alberto Díaz, conhecido como Korda, captou a uma imagem do líder Ernesto Che Guevara
Em 5 de março de 1960, o fotógrafo cubano Alberto Díaz, conhecido como Korda, captou a uma imagem do líder Ernesto Che Guevara
Foto: Radio Rebelde / Reprodução

Em 5 de março de 1960, o fotógrafo cubano Alberto Díaz, conhecido como Korda, captou a uma imagem do líder Ernesto Che Guevara que entraria para a história. Há exatos 55 anos, Che foi imortalizado com sua boina em Havana, durante uma cerimônia às vítimas de uma explosão de barco na cidade. As informações são do Radio Rebelde.

A foto, depois apelidada de “Guerrillero Heroico”, mostra o momento em que Che observa o protesto popular pelas mortes ocorridas no dia anterior. Compenetrado, o líder foi flagrado por Korda que trabalhava em um jornal local.

Filha de Che Guevara lança livro sobre pensamentos do pai:

Korda conta que entregou duas fotografias ao jornal dos momentos de “concentração” do líder revolucionário, mas que esta – que era a melhor, em seu olhar – não foi utilizada. A foto ficou famosa mundialmente apenas em 1968, o artista irlandês Jim Fitzpatrick a usou para criar uma imagem de alto contraste e a registou em domínio público. Assim, o famoso rosto de Che se tornaria um dos ícones mais reproduzidos no mundo.

Designer de camisas de clubes cariocas expõe suas criações:

No dia 4 de março, uma explosão atingiu o porto de Havana. As pessoas começavam a se ajudar, carregar alguns feridos, quando, de repente, uma segunda explosão acabou causando mortes, feridos e desaparecidos. O navio explodido que causou a tragédia era “La Coubre”, que vinha do porto de Antuérpia, na Bélgica, e chegado ba capital cubana nesse dia. Ele carregava munições em mais de 400 mil caixas cheias.

O armamento iria para Cuba, que tentava fortalecer sua defesa contra ataques e ameaças enfrentadas com o objetivo de destruir a Revolução, liderada por Che e Fidel Castro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade