PUBLICIDADE

América Latina

Honduras alerta moradores do Pacífico sobre risco de tsunami

27 fev 2010 - 11h57
(atualizado às 12h23)
Compartilhar

As autoridades de proteção civil de Honduras advertiram neste sábado os habitantes do litoral do Pacífico sobre o perigo de tsunami, após o terremoto de 8,8 graus Richter que sacudiu o Chile.

O chefe de Operações da Comissão Permanente de Contingências (Copeco), Randolfo Fúnez, indicou à imprensa local que a advertência abrange os povoados litorâneos e ilhas do golfo de Fonseca, que Honduras compartilha com a Nicarágua e El Salvador no oceano Pacífico.

Fúnez explicou que, embora não exista nenhuma ordem de evacuação, pediu à população para deixar às margens do mar e ordenou aos pescadores que saiam para trabalhar.

O Corpo de Bombeiros, a Força Naval e outros organismos de socorro foram alertados para que estejam prontos se o tsunami afetar o litoral de Honduras.

O Centro de Avisos do Pacífico dos Estados Unidos ampliou hoje o alerta de tsunami em grau de vigilância para a Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, as ilhas Pitcairn e a Polinésia Francesa após o sismo de 8,8 graus na escala aberta de Richter registrado no Chile.

Nessa mesma categoria permanecem Colômbia, Panamá, Costa Rica e a Antártida, enquanto Equador, incluído inicialmente, passou a fazer parte dos países em alerta de tsunami, junto com Chile e Peru, segundo o último boletim do Centro de Advertência de Tsunami para o Pacífico, da Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos (NOAA, na sigla em inglês).

O terremoto ocorreu às 3h36min da madrugada e o epicentro foi a 63 quilômetros ao sudoeste da cidade de Cauquenes, a 50 quilômetros de profundidade, o que é considerado superficial, portanto de maior intensidade.

O Governo chileno confirma até agora 78 mortes. O tremor também foi sentido na Argentina e na cidade de São Paulo.

A presidente Michelle Bachelet decretou estado de catástrofe nas regiões de Maule, Bio-Bio e Araucania.

EFE   
Compartilhar
Publicidade