PUBLICIDADE

América Latina

Homens armados atacam comboio de chefe da polícia na Colômbia

29 mai 2010 - 15h14
Compartilhar

A caravana da qual fazia parte o comandante da polícia na região sudoeste da Colômbia, general brigadeiro Gustavo Ricaurte Tapia, foi atacada neste sábado com granadas e rajadas de fuzil, um dia antes das eleições presidenciais locais. O oficial saiu ileso do atentado, repelido por membros de sua escolta. Já o motorista do carro que levava o militar sofreu ferimentos quando uma granada explodiu contra um dos vidros do veículo, que era blindado. As informações são da agência Ansa.

Antanas Mockus Sivickas, 58 anos, ex-prefeito de Bogotá entre 1995-1997 e 2001-2003, é o candidato do Partido Verde
Antanas Mockus Sivickas, 58 anos, ex-prefeito de Bogotá entre 1995-1997 e 2001-2003, é o candidato do Partido Verde
Foto: EFE

Ao responder à ação, os homens que faziam a segurança do general conseguiram desviar a caravana da emboscada, preparada por homens distribuídos em pontos estratégicos do caminho. O atentado ocorreu no município de Santander de Quilichao, no departamento de Cauca, oeste colombiano. As primeiras informações dão conta que o ataque pode ter sido promovido por guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Na quinta-feira, o grupo armado publicou um comunicado no qual pedia que os cidadãos do país se abstivessem de comparecer às urnas para votar no pleito presidencial. O ministro da Defesa do país, Gabriel Silva, admitiu o risco de atentados ou atos de violência promovidos por guerrilhas ilegais em 79 municípios colombianos durante a jornada eleitoral deste domingo.

De acordo com meios de comunicação locais, Silva explicou que os departamentos de Arauca, Guainía, Putumayo e Caquetá, além de Cauca, são as zonas identificadas como lugares onde os grupos armados poderiam atuar. O titular da defesa acrescentou ainda que as forças públicas estão deslocadas para enfrentar qualquer atentado com 350 mil efetivos, e garantiu a segurança de 99,9% das mesas de votação.

Na noite desta sexta-feira, um menino de nove anos e uma menina de 14 morreram devido ao ataque de um grupo armado na localidade de El Plateado, também no departamento de Cauca. Segundo relatos de fontes oficiais à Radio Caracol, outras quatro pessoas ficaram feridas na ação, na qual homens armados lançaram um artefato explosivo contra uma casa.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade