PUBLICIDADE

América Latina

Hillary Clinton diz que Uruguai é modelo para a região

1 mar 2010 - 15h45
(atualizado às 16h16)
Compartilhar

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, elogiou o Uruguai nesta segunda-feira, garantindo que o país é um modelo para a América Latina e outras nações.

O presidente uruguaio, José Mujica, recebe a secretária de estado americana, Hillary Clinton, em Montevidéu
O presidente uruguaio, José Mujica, recebe a secretária de estado americana, Hillary Clinton, em Montevidéu
Foto: AP

Hillary foi à Montevidéu para assistir à posse do presidente José Mujica, um ex-guerrilheiro que deve governar por cinco anos, o segundo mandato consecutivo da coalizão de esquerda Frente Ampla. "Os uruguaios estão orgulhosos dos seus dirigentes e da sua democracia", disse a secretária de Estado a jornalistas após encontrar-se com Mujica pouco antes do seu juramento.

"De fato, o seu país, presidente eleito Mujica, é um modelo para muitos outros, não só no nosso hemisfério, mas em todo o mundo", afirmou.

Mujica é o sucessor de Tabaré Vázquez, que deixa o poder com 61 por cento de popularidade devido a políticas moderadas que permitiram ao país sair da crise econômica global.

Depois do encontro com Hillary Clinton, Mujica disse que a chegada do presidente Barack Obama ao governo dos Estados Unidos acabou com os preconceitos e estereótipos e sinalizou a necessidade de cooperação em ciência e tecnologia.

"Nos surpreendeu muito ver que um negro se convertia em presidente dos Estados Unidos. Isso é algo que nunca havíamos pensado ser possível", disse Mujica.

"Essa é uma lição que aprendemos e que fala das mudanças que estão acontecendo".

O vice-presidente, Danilo Astori, autor da política econômica de Vázquez e o principal defensor do polêmico Tratado de Livre Comércio com os EUA que nunca chegou a se concretizar, disse recentemente que é a favor de estreitar ainda mais os laços econômicos com a potência norte-americana.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade