PUBLICIDADE

América Latina

Dez militares morreram em acidente de helicóptero na Nicarágua

20 jun 2013 - 20h13
(atualizado em 21/6/2013 às 00h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O chefe de Estado maior da Força Aérea da Nicarágua, coronel Manuel López, e outros nove militares morreram esta quinta-feira na queda de um helicóptero MI-17 no qual viajavam quando cumpriam uma missão de trabalho no noroeste do país, informaram fontes oficiais.

Entre os mortos também está o chefe de contrainteligência da Força Aérea, coronel Chester Vargas; o chefe de Defesa antiaérea, tenente coronel Aldo Herrera; e o chefe da brigada de manutenção aérea, coronel Mario Jirón, informou a pró-governista Radio Ya, ao fazer a leitura de uma lista oficial.

Segundo o informe divulgado pela emissora, na tragédia, considerada uma das piores da força aérea nicaraguense nos últimos tempos, também perderam a vida outros seis militares de patente menor.

Esta versão, no entanto, ainda não foi confirmada pelo exército, que anunciou que oferecerá nas próximas horas durante entrevista coletiva.

Moradores da comarca Cuatro Palos, do município La Paz Centro - 50 km a noroeste de Manágua - informaram pela manhã às autoridades que viram "cair um helicóptero" militar na zona, informou o secretário político do partido de governo na região, Everth Delgadillo, ao Canal 4, governista.

Segundo o porta-voz do exército, coronel Orlando Palacios, o piloto da aeronave fez uma ligação de emergência à Força Naval para avisar que "tinha ocorrido uma situação" anormal quando sobrevoavam perto da base militar de adestramento Papalonal, nos arredores do vulcão Momotombo, departamento de León, a noroeste da capital.

De acordo com informes preliminares, minutos depois de o helicóptero levantar voo rumo a Manágua, pegou fogo e explodiu no ar.

Efetivos do exército estão na zona do acidente para tentar resgatar os corpos dos militares que ficaram destroçados e espalhados no solo e no lago Xolotlán, que está perto da região onde aconteceu o acidente.

Segundo informações preliminares, o helicóptero caiu de 1.500 m de altura.

A primeira-dama e porta-voz oficial, Rosario Murillo, disse a meios da situação que os militares estavam fazendo "uma missão de trabalho" na região.

As vítimas eram em sua maioria ex-guerrilheiros sandinistas que depois da vitória da Revolução de 1979 ajudaram a fundar o exército da Nicarágua.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade