PUBLICIDADE

América Latina

Haiti recorda 5 anos do terremoto que destruiu o país

Em 12 de janeiro de 2010, um tremor de terra devastou o Haiti

12 jan 2015 - 13h53
Compartilhar
Exibir comentários
Haitianos relembram tragédia que atingiu região há cinco anos
Haitianos relembram tragédia que atingiu região há cinco anos
Foto: Dieu Nalio Chery / AP

O terremoto que devastou o Haiti completa cinco anos nesta segunda-feira. O tremor de terra atingiu a capital Porto Príncipe às 16h locais, mudando completamente o futuro de milhares de haitianos. Mais de 310 mil pessoas morreram, entre elas 18 brasileiros que estavam em missão humanitária.

Em nota divulgada neste domingo, o governo do Brasil recordou a tragédia e demonstrou solidariedade ao Haiti, que ainda hoje tenta se reerguer. O governo brasileiro pediu para o povo haitiano se unir, por meio de suas instituições democráticas, em torno do projeto de consolidação de um Haiti democrático e próspero.

"É essa união que permitirá a superação de tantos desafios que ainda se colocam para que o país possa garantir segurança e estabilidade aos seus cidadãos e um ambiente favorável às atividades econômicas, aos investimentos e à cooperação internacional que gerarão empregos, oportunidades e uma visão de futuro para todos", destacou o comunicado do Itamaraty.

No último dia 14 de dezembro, o primeiro-ministro Laurent Lamothe anunciou sua renúncia ao cargo, em meio a uma grave crise política que impede a organização de eleições há três anos.

O terremoto deixou mais de 1,5 milhão de desabrigados e afetou todos os sistemas de serviço público, como transporte, saúde, educação e saneamento. As perdas foram calculadas em US$ 7 bilhões. Apesar de vários países terem prometido ajuda ao Haiti, a mobilização ficou apenas para a remoção de escombros, logo após o acidente. Devido à situação precária de vida, centenas de haitianos deixaram o país nos últimos anos, muitos com destino ao Brasil.

Fonte: ANSA
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade