PUBLICIDADE

América Latina

Haiti anuncia formação de novo governo

19 jan 2015 - 08h35
Compartilhar

O presidente do Haiti, Michel Martelly, anunciou a formação de um novo governo na noite de domingo na tentativa de resgatar o pobre país caribenho em meio a uma crise política.

Presidente do Haití, Michel Martelly, durante pronunciamento em um memorial em homenagem às vítimas do terremoto de 2010 no país, em Titanyen, nos arrodores de Porto Príncipe. 12/01/2015.
Presidente do Haití, Michel Martelly, durante pronunciamento em um memorial em homenagem às vítimas do terremoto de 2010 no país, em Titanyen, nos arrodores de Porto Príncipe. 12/01/2015.
Foto: Marie Arago / Reuters

Martelly, que fez o anúncio via Facebook, havia prometido na sexta-feira usar sua autoridade executiva para formar um governo de consenso depois que o Parlamento foi dissolvido na semana passada.

Apesar de prometer um novo governo, Martelly manteve vários integrantes do atual gabinete em seus postos, incluindo os ministros da Saúde, Turismo, Educação, Relações Exteriores, Defesa e Serviços Públicos.

Ele também nomeou vários aliados para posições-chave, incluindo o novo ministro do Planejamento, Yves Germain Joseph, e o secretário de Estado de Segurança Pública, Carel Alexandre.

Os 18 ministros e 16 secretários de Estado vão tomar posse na tarde desta segunda, disse Martelly em comunicado oficial em sua página no Facebook.

Em discurso na sexta-feira, o presidente fez um apelo a manifestantes antigoverno para que mantivessem a ordem enquanto ele tenta levar o país a eleições. Ele também deu posse a um novo primeiro-ministro na sexta, o ex-prefeito de Porto Príncipe Evans Paul.

Após a dissolução do Parlamento, alguns observadores temem que o Haiti, com seu histórico de golpes, revoltas e ditaduras, volte a viver instabilidade política.

O Haiti é o país mais pobre do hemisfério e ainda se recupera de um terremoto devastador em janeiro de 2010 que destruiu grande parte da capital Porto Príncipe.

O país depende muito de ajuda financeira dos EUA, e Washington teme que um colapso político no Haiti resulte numa imigração em massa para os EUA.

O Brasil é o maior contribuinte de tropas para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti e exerce o comando militar da operação estabelecida em junho de 2004 para apoiar o país.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade