PUBLICIDADE

América Latina

Haiti: 2 morrem em confronto entre oficiais e manifestantes

16 nov 2010 - 07h14
(atualizado às 08h33)
Compartilhar

Dois homens morreram na segunda-feira na região norte do Haiti após confrontos entre capacetes azuis e manifestantes que protestavam pela epidemia de cólera no país, informou a polícia, enquanto a força da ONU anunciou que seus oficiais atiraram em legítima defesa contra uma pessoa.

O corpo de um jovem de 20 anos foi encontrado diante de uma base da Missão de Estabilização da ONU no Haiti (Minustah) em Quartier-Morin, uma cidade de Cap Haitien, norte do país.

A base foi cenário de confrontos na segunda-feira entre manifestantes e soldados da ONU.

"Em um primeiro momento, (os capacetes azuis) atiraram para dispersar os manifestantes e, em um segundo momento, tenho a impressão de que atiraram na altura do homem", disse um juiz, que pediu anonimato.

O jovem recebeu um tiro nas costas, segundo a mesma fonte. Os carros da ONU foram objeto de pedradas.

"Era um manifestante que portava uma arma e que atirou na direção de um soldado, e o soldado respondeu em legítima defensa", afirmou o porta-voz da Minustah, Vicenzo Pugliese.

Outro jovem morreu ao ser atingido por tiros em uma rua de Cap Haitien, também em confrontos com os soldados da ONU, segundo a polícia haitiana.

Os manifestamentes protestavam contra a missão da ONU e a gestão da crise de saúde provocada por uma epidemia de cólera, que já matou quase 1.000 pessoas em todo o país.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade