PUBLICIDADE

América Latina

Guerrilhas colombianas fazem reunião rara para discutir paz e revolução

Comandantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) fizeram uma reunião secreta

1 jul 2013 - 20h25
(atualizado às 21h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Os comandantes máximos das duas principais guerrilhas colombianas se reuniram em segredo para discutir formas de fortalecer sua luta, num sinal de que podem tentar pressionar o governo para estabelecer uma negociação de paz conjunta.

Em nota publicada conjuntamente na segunda-feira, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Exército de Libertação Nacional (ELN) disseram ter realizado uma incomum "cúpula" dentro da Colômbia, durante a qual seus líderes manifestaram a necessidade de que todos os grupos rebeldes participem do processo de paz.

Negociadores do governo e das Farc atualmente mantêm um processo de paz em Havana, na esperança de encerrar uma guerra civil de cinco décadas. O processo ocorre sem a declaração de uma trégua, e nos últimos dias houve confrontos entre guerrilheiros marxistas e forças de segurança.

Na sua nota, as Farc e o ELN disseram ter realizado "uma cúpula em um ambiente fraterno de unidade e camaradagem, com a ideia de fortalecer os avanços no sentido de um movimento guerrilheiros e revolucionário unificado para o nosso país".

"Qualquer solução para o conflito interno no nosso país por meio do diálogo deve inevitavelmente avançar por meio de conversações com todos os insurgentes colombianos", acrescenta o texto, firmado por Timoleon Jimenez, o Timochenko, dirigente das Farc, e por Nicolás Rodríguez, o Gabino, do ELN.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade