PUBLICIDADE

Mundo

Gripe suína mata 20 no México e oito países entram em alerta

25 abr 2009 - 09h28
(atualizado às 12h15)
Compartilhar

O México amanheceu neste sábado em estado de alerta diante da epidemia de um novo tipo de doença suína, que já matou 20 pessoas e ameaça outras 48, além de ter infectado oito pessoas nos EUA e desencadeado medidas de prevenção em mais sete países da região.

Gripe suína mata 20 pessoas no México:

"Foram certificadas 20 mortes pelo vírus e 48 casos graves estão sendo acompanhados no México", afirmou sexta-feira o ministro da Saúde, José Ángel Córdova, em declarações ao canal Televisa.

Das 20 mortes confirmadas, 13 ocorreram na Cidade do México, quatro no estado de San Luis Potosí (centro), dois na Baixa Califórnia (noroeste) e uma em Oaxaca (sudeste).

Além disso, 1.004 pessoas contagiadas somente na capital e sua área metropolitana, onde vivem 20 milhões de pessoas. "Mas trata-se de uma epidemia, não de uma pandemia", disse Córdova.

Contrariamente ao que foi anunciado, a população não será vacinada contra a doença, porque não há nenhum medicamento que garanta proteção por se tratar de um novo vírus.

Mas o governo indicou que possui um milhão de doses de um antiviral específico que já está sendo aplicado nos doentes. "O governo tomou e continuará tomando todas as medidas pertinentes e decretará as medidas de urgência ou prevenção que forem necessárias", declarou o presidente Felipe Calderón, mostrando-se confiante em superar a epidemia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade