PUBLICIDADE

Mundo

Gripe suína leva México a suspender aulas até 6 de maio

27 abr 2009 - 14h52
(atualizado às 15h38)
Compartilhar

O governo mexicano anunciou nesta segunda a suspensão das aulas em colégios e universidades por todo o país até 6 de maio para prevenir o contágio da gripe suína, causa provável da morte de 149 pessoas no país.

Espanha confirma 1o caso de gripe suína na Europa:

O secretário (ministro) de Saúde, José Ángel Córdova, explicou que estendeu a suspensão das aulas aos 32 Estados da república mexicana depois de anunciar a medida, na quinta-feira, para o Distrito Federal e o vizinho Estado do México.

Córdova disse, em entrevista coletiva que até agora 1.995 pessoas foram internadas nos hospitais do país com problemas de pneumonia grave, dos quais 786 seguem internados, 1.070 receberam alta e 149 morreram.

Por enquanto, as autoridades mexicanas só têm a confirmação de que 20 dessas mortes se deveu ao vírus da gripe suína, enquanto vem fazendo testes nas demais vítimas fatais, a fim de detectá-lo.

Enquanto Córdova dava a entrevista, um terremoto de 5,7 graus na escala Richter assustou a Cidade do México, mas até agora a Defesa Civil não registrou nenhuma vítima nem dano material pelo tremor.

Entre outras medidas, o governo anunciou que suspendeu o corte de água programado na capital mexicana e em seus municípios vizinhos para entre 1º e 5 de maio.

Além disso, assinou permissões para facilitar a entrada de remédios ao país para controlar a epidemia.

Enrique Peña Nieto, governador do estado do México, vizinho à capital mexicana, disse à emissora Televisa que nele há 94 pessoas internadas "que podem estar contagiadas com o vírus da gripe (suína)", além de quatro mortes em que a presença dele foi confirmada.

Por sua parte, a Prefeitura da Cidade do México informou, nas últimas horas, sete novas mortes suspeitas de serem por gripe suína, com o que o total de mortes somente na capital aumentou para 22.

EFE   
Compartilhar
Publicidade