PUBLICIDADE

América Latina

Governos e ONGs anunciam esforços para ajudar o Haiti

13 jan 2010 - 02h33
(atualizado às 10h37)
Compartilhar

Governos de diversos países manifestaram que vão participar do esforço de ajuda humanitária ao Haiti, após o terremoto de 7 graus que atingiu o país e causou um número ainda incerto de vítimas fatais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a Agência Brasil, instruiu o governo a apoiar o esforço humanitário e se disse muito preocupado, tanto com a situação dos haitianos como dos milhares de brasileiros que vivem no país.

Carro é atingido por muro que caiu no terremoto
Carro é atingido por muro que caiu no terremoto
Foto: AFP

A Agência do Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID) anunciou um contingente de 72 pessoas, 6 equipes de rastreamento com cães e 48 toneladas de material de resgate, que poderá desembarcar de navio no Haiti nas próximas horas, já que o aeroporto da capital Porto Príncipe está fechado.

Os governos da Nicarágua, da Venezuela, do Panamá, da Colômbia e do Canadá também prometeram ajudar o Haiti. A Cruz Vermelha dos EUA prometeu uma ajuda inicial de US$ 200 mil para as comunidades afetadas pelo forte terremoto, e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou uma doação imediata de igual valor, para fornecer "alimentos, água, remédios e refúgio".

A porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), Stéphanie Bunker, disse à agência Efe que foram iniciados os preparativos para enviar a Porto Príncipe uma equipe da unidade de Coordenação e Avaliação de Desastres das Nações Unidas (UNDAC).

A ONG Oxfam Internacional indicou que os danos causados pelo terremoto ocorrido no Haiti podem ser muito grandes, enquanto descreveu como "caótica" a situação da ilha caribenha, segundo testemunhos de seu pessoal nesse país.

"A Oxfam tem sua equipe de resposta a emergências no Haiti, com equipamentos de saúde pública e saneamento e água em Porto Príncipe preparados para ajudar. Também dispomos no Panamá de assistência para enviar assim que for possível", acrescentou Jane Cocking, membro da direção da organização.

A organização Artistas pela Paz e Justiça (Artists for Peace and Justice) está organizando uma ação para ajudar as vítimas do terremoto no Haiti, segundo informou o site oficial. "A necessidade de intervenção humanitária é intensa e imediate. Estamos organizando um esforço para ajudar o país o quanto antes. Todas doações são bem-vindas", informa o site. Entre os membros mais destacados da organização, estão Oliver Stone, Charlize Theron, Maria Bello, Josh Brolin, Diane Lane, Natasha Koifman, Michael Stahl-David, James Franco, Jimmy Jean Louis, Madeleine Stowe e Peter Tunney.

Terremoto

Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu o Haiti nessa terça-feira, às 16h53 no horário local (19h53 em Brasília). Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos. Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país.

O Haiti é o país mais pobre do continente americano. O Brasil comanda cerca de 7 mil soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem cerca de 1,3 mil homens na região. As Forças Armadas Brasileiras participaram do socorro às vítimas de furacões no país em 2004 e 2008.

EFE   
Compartilhar
Publicidade